Com cerca de 80 páginas, a obra, escrita em textos poéticos e prosas, descreve o importante papel que as diferentes artes desempenham para o equilíbrio da vida em sociedade
Um livro de poesia e prosa, intitulado “Se a Arte Morre a Vida Morre”, da autoria do jovem escritor David Gime, será publicado no próximo Sábado,12, na escola Liceu 14 de Abril, na Centralidade do Kilamba.
A obra, segundo o autor, destaca o importante papel que as diferentes artes têm na sociedade, visando estabelecer um equilíbrio no dia-a-dia dos indivíduos em diferentes facetas da vida social.
“A obra retrata a importância que a arte no geral tem na vida das pessoas.
Como sabemos, a arte muitas vezes serve para nos curar, ela sara as feridas da alma e do coração, dando ao indivíduo diferentes formas de se exprimir e encarar os desafios e obstáculos que a vida lhe vai apresentando”, disse.
Para o autor, a vida seria “sem sabor” se não existissem as artes para proporcionar ao indivíduo a liberdade de se fazer ouvir, ver, expressar e de contemplar a realidade que o rodeia.
Na sua obra, o autor adverte sobre a necessidade de se cultivar o hábito de apreciação e domínio das artes desde tenra idade, justificando que “a arte é um curativo mágico para nos curar das mágoas que o mundo real nos causa”, acrescentando que “ao ouvir uma música, compor um poema ou pintar um quadro o artista revela uma parte do mundo que não podemos encarar com os olhos de ver, mas sim com a visão da mente e do coração”.
Estreante no mundo da literatura
“Se a Arte Morre a Vida Morre” é a primeira obra literária de David Gime, um jovem que se mostra optimista em relação aos seus ideais e tenciona marcar passos firmes e desafiantes no mercado literário nacional, reiterando que esta pode ser a primeira de muitas obras que pretende pôr à disposição do público ao longo do tempo.
Inspirado pelas múltiplas artes que aprecia, como a música, as artes plásticas e, em especial, a literatura, David dedica a obra a todos os fazedores e apreciadores de artes, sublinhando que “estes fazem o mundo cinzento e triste ganhar cor e vida”.
Sessão de lançamento acompanhada de música e poesia
A sessão de lançamento e autógrafo da obra, segundo o autor, será acompanhada de outros momentos de atracções musicais (ao vivo), poesias e humor, numa tarde de Sábado recheada de cultura e recreação.