A obra literária “Sosoyo? Sola”, do escritor Sebastião Pedro Cristóvão, de pseudónimo literário “Mbaxi Dya Kadi Ndaka”, vai ser lançada no dia 28 do corrente mês, a partir das 10 horas, no auditório do cine Ndalatando, na província do Cuanza-Norte. O livro reúne uma coletânea de provérbios e adivinhas da literatura tradicional angolana
Depois do lançamento oficial do livro em Janeiro do corrente ano em Luanda, no Memorial Agostinho Neto (MAAN).
A terra natal do escritor foi o local escolhido para a segunda apresentação da obra, junto de familiares amigos, críticos literários, especialistas na matéria e outros intervenientes.
O volume, dividido em duas partes, tem a chancela do MAAN e será apresentado pelo acadêmico Benjamin Fernandes, docente de língua portuguesa na Faculdade de Humanidades.
Composto por adivinhas e provérbios em kimbundu, dihungu, kikongo, umbundu e português, o livro é um trabalho literário que participa da Literatura Tradicional angolana, apelando ao resgate dos valores da nossa cultura que, paulatinamente, estão a desaparecer do acervo histórico-cultural dos povos.
Obra, que tem mais de vinte páginas, com uma tiragem de mais de 500 exemplares, foi prefaciada pelo escritor, António Fonseca e é parte integrante da colectânea “Havemos de voltar”, que representa a manifestação do domínio da literatura de tradição oral nacional, nas línguas kimbundu, umbundu, kikongo, dihungu e português.
De acordo com Honória Alberto, técnica de marketing e comunicação do MAAN, entidade responsável pelo lançamento da obra, a acto enquadra-se nas comemorações dos 50 anos de independência nacional, que se assinala a 11 de Novembro do corrente ano.
A técnica disse que o lançamento do livro é uma das formas de destacar e homenagear o legado do fundador da nação, António Agostinho Neto.
“O livro reúne uma colectânea de provérbios e adivinhas e constitui uma homenagem ao legado do nosso patrono António Agostinho Neto, quando escreveu que as nossas tradições havemos de voltar”, ressaltou a responsável.
Exposições, música e poesia na sessão
De acordo com a programação avançada por Honória Alberto, a cerimónia de lançamento será abrilhantada com declamação de poesias, músicas e, depois da apresentação, os convidados vão participar das exposições Sagrada Esperança e Neto, que têm por objectivo dar continuidade à divulgação da vida e obra do Poeta Maior, bem como o legado do primeiro Presidente da nação, Agostinho Neto.
Quanto às exposições, segundo explicou, a primeira, intitulada “Sagrada Esperança”, é uma exposição que visa descrever o Poeta Maior nas suas mais variadas vertentes artísticas, quer como escritor, assim como político, nacionalista e promotor activo da cultura angolana.
Já na segunda, trata-se de uma exposição fotográfica intitulada “Neto na primeira pessoa”, onde são exibidas várias fotos de Agostinho Neto, com o objectivo de levar ao conhecimento do público em geral, sobre o contributo de Agostinho Neto na conquista da independência nacional, o seu empenho na afirmação das nações africanas.
Percurso do escritor
Sebastião Pedro Cristóvão, de pseudónimo literário “Mbaxi Dya Kadi Ndaka”, é filho de Pedro Cristóvão e de Feliciana Sebastião, nascido a 25 de Junho de 1963, na localidade de Kakolombolo, comuna de Kyangombe, município do Lucala, na província do Cuanza- Norte. Mbaxy é autor também do livro “Kilombwelelo kia Dizwi dia kimbundo” (Gramática de Kimbundu), edição 2014-Dondo.
Actualmente, é técnico reformado do cerimonial do protocolo do Governo da Província do Cuanzanorte e docente colaborador na escola superior pedagógica da mesma localidade.