O Núcleo de Estudos Interdisciplinares Irene Guerra Marques (NEIGUM) vai ser lançado amanhã, às 9h30, na sede da União dos Escritores Angolanos, em Luanda, promovido pelo Movimento Litteragris.
O NEIGUM é uma iniciativa dedicada à promoção da literatura no feminino e ao estudo interdisciplinar da cultura angolana, homenageando a vida e o legado da professora e escritora Irene Guerra Marques, uma das mais destacadas figuras da literatura e educação em Angola.
Sob a coordenação da escritora e ensaísta Cíntia Eliane Gonçalves, também conhecida como Marquita 50, o Núcleo conta com 10 membros, incluindo académicos, escritores e críticos literários.
A sessão de apresentação contará com intervenções da Patrona, Irene Guerra Marques, Cíntia Gonçalves, que falará sobre os objectivos e as actividades do NEIGUM, e de convidados especiais, que irão partilhar a importância da preservação da literatura no feminino e da valorização da cultura e identidade angolanas.
Além disso, o evento incluirá uma homenagem à trajectória de Irene Guerra Marques, destacando as suas contribuições na área da educação, linguística e literatura angolana.