A comunidade tradicional da Ilha do Cabo, em Luanda, vai conhecer o seu líder no mês de Novembro do corrente ano, durante as festividades da Quianda, como garantiu recentemente à imprensa o administrador adjunto para área Técnica do município de Luanda, Cláudio Revelas.
O governante, que falava durante o primeiro encontro para a preparação da cerimónia de entronização do soba da Ilha, em representação da administradora municipal, Milca Caquesse, considerou ser de extrema importância que os povos da Ilha do Cabo tenham de volta, ainda este ano, a figura primordial da liderança cultural (o soba), quebrando assim uma carência que já leva quase oito anos.
Segundo o mesmo, com esta figura, os ilhéus continuarão a preservar firmemente os valores culturais, os rituais e outros elementos propícios da sua identidade e que pouco se têm visto nos últimos tempos.
“O exercício que se fez acaba por definir as linhas orientadoras para que no mês de Novembro do ano em curso esta figura comece a exercer a autoridade que lhe confere”, sublinhou o governante, citado pelo Jornal de Angola