A Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL) realizou ontem o sorteio da ordem de desfile de nove grupos para a liguilha, processo de apuramento para a classe B do Carnaval de Luanda, para a próxima edição, em 2024
O acto vai ser realizado no município de Cacuaco, a 25 deste mês, a partir das 15 horas, segundo o secretário-geral da APROCAL, António de Oliveira “Delon”. Nesta ordem, o União Geração Sagrada, do município de Viana, vai ser o primeiro a desfilar, seguindo-se o União Dungo, do Icolo e Bengo, e o União Jovens do Mukuaxi, do distrito da Maianga.
Para este encontro competitivo, desfilam ainda o União Jovens do Prenda, distrito da Maianga, o União 28 de Agosto, do Kilamba Kiaxi, o União Kwanza, de Talatona, o União Semba Kimaquieza, do Cazenga, o União Kwenha, do Kilamba Kiaxi, e o União Mundo Real, de Cacuaco. Expectante, António de Oliveira realça que vários grupos que se encontram na liguilha já estiveram na classe A, e outros, tidos como elevadores, pela constante mudança de classe, também vão competir na liguilha, o que vai permitir a realização de um desfile promissor.
“Vamos aguardar que seja uma réplica da liguilha que tivemos no ano passado, em que o grupo Kazukuta do Cazenga conseguiu posicionar-se entre os cinco primeiros classificados e hoje está na classe A, o que é um grande privilégio”, aferiu. O responsável avançou que as condições estão criadas para que os cidadãos possam participar e apreciar o desfile dos grupos, todos eles com uma rodagem e experiência no Carnaval de Luanda.
Explicou que a liguilha é um desfile de apuramento para a classificação na segunda divisão, neste caso, na classe B. Durante o acto serão avaliados a música, a dança, a corte e o comandante. Nestes termos, não serão avaliados as artes da bandeira, a alegoria e a falange de apoio, o que, para Delon, facilita na apresentação dos grupos.