A 7.ª edição do Curso Livre História de Angola arranca a 30 deste mês, todas as terçasfeiras, às 18 horas, realizado de forma presencial e online (plataforma Zoom), durante 23 sessões, uma vez por semana
O curso organizado pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), sediada em Portugal, será feito sob a coordenação do professor Alberto Oliveira Pinto até ao mês de Julho do corrente ano.
Neste tempo, os formandos serão acompanhados pela projecção de mapas, imagens e todo o tipo de suporte iconográfico.
O curso tem como objectivo a transmissão de conhecimento amplo e cronologicamente estruturado acerca do que significou, dos tempos pré-históricos aos nossos dias, a realidade geográfica, política e cultural que é Angola.
A presente edição conta com a parceria do Grupo de Pesquisa África do século XX, Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (USP), Escola Superior Pedagógica do Bengo e Guerra e Paz Editores.
Alberto [Manuel Duarte de] Oliveira Pinto nasceu em Luanda, Angola, a 8 de Janeiro de 1962. Licenciou-se em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, em 1986. É Doutor (2010) e Mestre (2004) em História de África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde colaborou como docente no Departamento de História. Leccionou, igualmente, noutras universidades portuguesas.
Presentemente é investigador do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do CEsA (Centro de Estudos sobre África) e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão.
Como ficcionista, publicou diversos romances e é autor de múltiplos livros de ensaio sobre a história de Angola, com destaque para “História de Angola. Da Pré-história ao Início do Século XXI (2016)”, primeira experiência no género em 40 anos de Independência de Angola.