Segundo o organizador do evento, trata-se de uma obra literária poética em que o tempo e o espaço estão no centro da narração, trazendo vários acontecimentos e reflexões à volta da forma como o tempo é visto e aproveitado.
O livro é também um reflexo de resiliência pela forma como foi elaborado, passando por um longo processo de avaliação e observação antes de ser publicado.
De acordo com o autor do livro, Anderson Makengo, a obra, de 111 páginas, tem mais de dez anos de existência e levou cerca de seis anos de elaboração até a sua publicação. “A obra é fruto de uma experiência de resiliência.
Levei vários anos para concluir o livro, comecei em 2007, sem o cunho da crítica literária, em 2009 ganhou um pouco mais de maturidade com o suporte de escritores mais experientes, e só em 2014, consegui concluir e publicar”, explicou o autor em declarações a este jornal.
Fez saber que o convite para o livro ser recitado no “Noite de Poesia” surge, na sua perspectiva, como uma forma de valorização e reconhecimento da obra como um importante contributo para a literatura nacional.
Recordou que a obra já chegou a ser reflectida e discutida em eventos literários de outros países dos PALOP’s (Países de Africanos de Língua Oficial Portuguesa), mas que esta será a primeira vez que o livro é lido e reflectido num evento literário em Angola.
Para protagonizar o recital da obra, estão convidados poetas e poetisas como Luís Naval, Indira de Sousa, Rodrigo Avelino, Emílio Comena, Ismael Chipulolo, Antonieta Tibério, Sandro Miguel, entre outros.
Promover a literatura escrita e falada
Realizada mensalmente todas as últimas quartas-feiras, pela Fundação Arte e Cultura, a “Noite de Poesia” é uma iniciativa existente há mais de sete anos que visa promover a literatura escrita e recitada, convidando artistas e escritores para uma reflexão e análise de uma determinada obra poética que, de seguida, é recitada por poetas experientes e promissores.
A iniciativa, segundo Clodovil Henriques, porta-voz da Fundação Arte e Cultura, tem como objectivo fundamental enaltecer figuras e obras que contribuem para a dinâmica e o desenvolvimento da literatura angolana, especialmente da poesia.
Sublinhou que, além do recital das obras, o evento tem procurado também homenagear os autores, destacando os seus trabalhos bem como as suas trajectórias no campo literário, propiciando um espaço de conversa aberta e troca de ideias e interação entre os autores e o público convidado.
Sobre o autor
Anderson João Makengo nasceu em Luanda, a 14 de Abril de 1987. Proveniente de uma família humilde (pai professor e mãe doméstica), Anderson é licenciado em Gestão e Administração Pública, pela Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Agostinho Neto (UAN), e desde sempre teve apreço pelos livros e pela literatura.
Além de escritor, é membro do grupo teatral Geração Renovada, compositor musical e líder de uma ONG socio-religiosa denominada ‘Filhos de Maria Auxiliadora’, com a qual tem desenvolvido várias actividades filantrópicas e educativas.