Um ‘Show de Homenagem a Nagrelha dos Lambas’ será realizado no próximo Sábado, 30, no Cine Atlântico, contando com a participação de mais de 25 artistas de diferentes estilos musicais
Com início marcado para as 18h00, o concerto vai juntar dezenas de músicos e Dj’s, num espectáculo que tenciona enaltecer os feitos do “Estado-maior do Kuduro” para a promoção da música nacional, sobretudo para a expansão e valorização do estilo kuduro. Segundo a organização, o evento reunirá vários artistas que directa ou indirectamente tiveram alguma relação com o homenageado, assim como aqueles que sempre admiraram a sua figura e apreciaram o seu trabalho, sejam estes kuduristas ou artistas de outros estilos musicais.
O objectivo, de acordo com a organização, é de relembrar e destacar o contributo de Nagrelha não apenas para a música, em especial o kuduro, para a cultura nacional, tratando-se, segundo a equipa organizadora, de um artista que sempre procurou elevar a bandeira de Angola aos mais prestigiados palcos onde pisou. “Nagrelha não foi apenas um kudurista, foi acima de tudo um músico com uma dimensão transversal.
Neste espectáculo queremos ilustrar aquilo que foi a sua grande figura, e sabemos que ele já fez participações em vários estilos musicais, por isso trazemos artistas de diferentes estilos que já tiveram algum momento ou relação com o Nagrelha”, explicou Paulo Faria, um dos responsáveis da organização.
Entre os artistas convidados para o concerto destaca-se o grupo ao qual o músico pertencia, Os Lambas, Gatuzo, Biura, Mirelson O King (filho do homenageado), Samara Panamera, Yani- ck Afroman, Bebo Clone, Noite e Dia, Passing Toloba, Dabeleza, W-King, a dupla Bicho e Bruxo, Pai Profeta, Godzila do Game, Dj Relaxe Mix, entre outros. O espectáculo contará com a apresentação de Benvindo Magalhães, estando também convidadas alguma figuras do sector da Cultura, do governo provincial e da administração municipal de Luanda.
Retratos de Nagrelha
A sessão de homenagens, segundo a organização, será preenchida com a apresentação de uma galeria de fotos e vídeos que vão mostrar os vários momentos do artista homenageado, quer em palco, entre amigos e colegas, e no ambiente familiar. Apesar de ainda não estar programado, a organização não descarta a possibilidade de haver momentos para que familiares e/ou pessoas muito próximas ao artista possam partilhar alguma mensagem nostálgica de algum momento que terão vivido ao lado do cantor.
Um ano e um mês desde a sua morte
Recorde que Gelson Caio Manuel Mendes, artisticamente conhecido por Nagrelha, morreu a 18 de Novembro de 2022, vítima de cancro pulmonar, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardio- pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda. Também conhecido como “Estado-maior do Kuduro”, Nagrelha foi um ícone da música nacional, em particular do estilo Kuduro, considerado um dos artistas mais apreciado e acariciado pelo público angolano, cujo número de fãs calculam-se em centenas de milhares, maio- ritariamente jovens e crianças.
Nascido a 30 de Outubro de 1986, no então município do Sambizanga, em Luanda, foi co-fundador do grupo de Kuduro “Os Lambas”, apelidado como “Os Demônio do Sambizanga” ao qual também integrava Amizade, Bruno King e Andeloy (estes dois últimos continuam dando existência ao grupo). Casado com Weza Mendes, Nagrelha partiu deixando uma viúva, três filhos e milhares de fãs inconsoláveis com a perda do “astro do kuduro” tido como um dos artistas (se não o tal) com o maior número de fãs em Angola.