Com início marcado às 14 horas, além de momentos musicais, o evento vai contar com exposição de produtos gastronómicos, composto por uma variedade de pratos típicos das várias regiões do país, com o intuito de promover um ambiente acolhedor aos participantes
Oito vozes destacadas da música folclórica angolana vão brindar o público com as suas canções contagiantes nesta que será a 7ª edição do “Muzongê Aplausos da Saudade”, que acontece no próximo dia 17 do corrente mês, na centralidade do Sequele, em Luanda, em saudação ao Dia do Herói Nacional Trata-se dos artistas Socorro, Kumbilixia, Ndengues do Kota Duro, Vozes do Nambua, Bessa Teixeira, Flay, Baló Januário e Justino Handanga que terão a missão de entreter o público com as suas performances, acompanhadas de uma variedade de instrumentos típicos das músicas tradicionais angolanas.
Organizado pelo Espaço Aplauso, o evento visa ainda celebrar o sétimo aniversário deste projecto cultural, com o mesmo nome.
Quanto ao 17 de Setembro, o Dia do Herói Nacional, é celebrado em memória do Fundador da Nação Angolana, António Agostinho Neto.
Nesta edição, segundo Delson Lourenço, um dos membros da organização, o evento tem por objectivo promover o estilo folclore e valorizar os artistas, bem como reunir povos de diferentes artérias do país, com o propósito de celebrar a data do Poeta Maior, com acções que visam valorizar as diferentes culturas que compõem a nação.
“Por um lado, queremos contribuir para a valorização do estilo [folclore] e dos próprios artistas. Por outro lado, também queremos reunir povos de vários pontos do país para celebrar esta data especial. Por esse motivo trouxemos esse leque de artistas”, adiantou.
Com início marcado às 14 horas, para melhor entreter o público presente, o evento vai contar com momentos gastronómicos, composto por uma variedade de pratos típicos das regiões do país, com o intuito de promover um ambiente acolhedor para os participantes que se espera virem de outras províncias, além de Luanda e Bengo.
A efeméride
O Dia do Herói Nacional é uma comemoração nacional angolana, em memória do Doutor Agostinho Neto, que nasceu a 17 de Setembro de 1922.
A figura histórica do país foi decisiva para a independência face a Portugal, e foi o primeiro Presidente de Angola, ocupando o cargo durante pouco menos de quatro anos.
Fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na independência dos seus países naquela que ficou designada como a Guerra Colonial Portuguesa.
Foi preso pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), a polícia política do regime salazarista então vigente em Portugal, e deportado para o Tarrafal, uma prisão política em Cabo Verde, sendo-lhe depois fixada residência em Portugal, de onde fugiu para o exílio.
Aí assumiu a direcção do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), do qual já era presidente honorário desde 1960. Em paralelo, desenvolveu uma notável actividade literária, escrevendo poemas.
Espaço Aplausos
Fundado em Setembro de 2016, o Espaço Aplausos é um importante centro cultural e recreativo situado no bloco-5, rua-3 da Centralidade do Sequele, e que visa emancipar, intensificar e promover acções e actividades que têm como pano do fundo a valorização da cultura nacional.
O respectivo espaço funciona também como uma academia de arte, onde são ministrados diversos cursos de cunho artístico como dança, teatro, poesia, literatura, canto e aulas de manuseio de instrumentos musicais.
Por: Bernardo Pires