Trabalhar para o resgate das línguas nacionais africanas, através das suas composições musicais, é um dos objectivos do artista angolano Menayame, pseudónimo literário de Lucas Menayame Paulo Dissadidi, que trabalha na área há nove anosa
A par das composições já apresentadas no mercado nacional, o músico vai lançar neste Sábado, 07, a sua mais recente composição musical intitulada “Nsadisa”.
O acto vai ocorrer em simultâneo com o lançamento do videoclipe, com estreia marcada às 20 horas, em plataforma digital. Segundo o músico, a mesma é compilada por três línguas africanas; nomeadamente o swahil, kikongo e lingala, defendendo a valorização das línguas nacionais.
A obra, que evidencia a “fé” como um elemento essencial para o alcance do que se deseja na vida, foi produzida pela Grace Beat.
Com este trabalho, o autor pretende dar resposta à fraca valorização das línguas nacionais, devido à base educacional dos agentes sociais, entre os quais os pais, professores, artistas e até mesmo o próprio Governo.
“Estes agentes sociais são os indivíduos que deveriam ter dado maior motivação aos filhos e, consequentemente, manter as nossas línguas vivas. Isso porque são os grandes impulsionadores para a valorização das origens angolanas”, disse o artista. “Nsadisa”, que significa ajuda, servirá como uma chamada de atenção às pessoas com a intenção de transmitir que “com calma e fé se consegue alcançar o que se almeja”.
Uma forma de apelar à sociedade de que não se precisa recorrer às práticas improprias para a conquistas dos seus objectivos, segundo o músico. O autor, que espera passar a africanidade por intermédio deste novo trabalho, usando as várias melodias, deixa a mensagem a todos os “batalhadores de vida” para que se tenha calma, independentemente das situações que enfrentem nos seus caminhos, na qual destaca essencialmente a crença em Deus.
Gravação
A música Nsadisa” foi gravada no ano passado, com a captação de Pax Pojante, sendo que o vídeo clipe produzido por Hoverdoze. Por outro lado, o artista disse que o videoclipe da obra gravado nas províncias de Luanda e Bengo. Conta essencialmente a história de um jovem que vive a vida Luxuosa, utilizando práticas de feiticismo.
Mais sobre o artista
Lucas Menayame Paulo Dissadidi, nascido aos 14 de Abril, na província do Uíge, é licenciado em Língua Portuguesa e Literaturas. Com uma carreira artística de nove anos, Menayame começou pelo estilo rap, onde se ausentou dos holofotes durante quatro anos para realizar outros projectos pessoais.
O artista possui ainda duas mixtapes e uma EP, com a colaboração de músicos conceituados no mercado angolano, como Punchilaineiro, Filho do Zua, Duda e Teo no Beat. Tendo regressado, recentemente, o artista evidencia um novo estilo, voltado ao afro gospel, cantando Jesus Cristo nas batidas africanas.