O papel e o posicionamento cultural de Angola na lusofonia é objecto de reflexão e análise num encontro que vai juntar várias associações e movimentos culturais, a ter lugar na sexta-feira,5, na União dos Escritores Angolanos (UEA)
Com o tema “Angolanidade na Lusofonia” e com o lema “Construindo Pontes Culturais”, o encontro, que visa celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, vai juntar escritores, actores de cinema e teatro, artistas plásticos, artesãos, designers e profissionais da área gastronómica, num acto que servirá para reforçar o posicionamento cultural de Angola na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Segundo Fernando Jessy, um dos organizadores e coordenador do movimento Lev’Art, o evento, mais do que celebrar o dia da Língua Portuguesa, serve especialmente para reflectir sobre o papel de Angola no mosaico cultural que compreende a lusofonia.
“Pensamos em fazer um evento que representa a nossa cultura dentro da lusofonia.
Por ser uma organização que engloba vários países com culturas distintas, mas unidos pela mesma língua, é importante compreender a dimensão cultural de Angola nesta organização”, afirmou.
Para este dia, explica o responsável, estão reservadas diversas atrações das mais variadas áreas da nossa cultura das quais literatura, poesia, artes plásticas, artesanato, teatro, música, dança, desfile de moda e gastronomia.
Embora não tenha ainda nenhuma confirmação, o mesmo adianta que estão a ser evidenciados esforços, no sentido de terem representações de outros países da CPLP no evento, em especial Portugal e Brasil que são os que dominam a expansão da língua em vários pontos do mundo através da literatura e das gramáticas.
O mais importante, adianta o responsável, é unir forças para juntos celebrar esta data, uma vez que as associações muitas das vezes trabalham de forma independente.
Razão pelo qual atribuiu-se o slogan ‘Construindo Pontes culturais, já que a ideia é de estarem unidos pela cultura e, sobretudo, pela língua.
“O foco principal deste evento é viver de forma intensa o momento cultural da lusofonia, unindo várias associações do nosso país e, se for preciso, de outros países também.
É neste sentido que nós estamos a fazer os contactos para ver se conseguimos ter outros representantes da lusofonia”, informou.
Na organização do evento, explica o responsável, estão envolvidos mais de cinco associações e/ou movimentos culturais, com destaque para o movimento Lev’Art, a Academia Angola de Letras (ALA), Brigada Jovem de Literatura, União dos Escritores Angolanos, entre outras, e conta com a participação do estilista Rui Lopes e da apresentadora de TV, Dina Simão.
Por: Bernardo Pires