A notícia foi avançada pelo representante da artista que escreve que “a ´Rainha do Rock´n Roll´ morreu, ontem, pacificamente aos 83 anos, após enfrentar uma longa doença, na sua casa em Küsnacht perto de Zurich, Suiça”.
Na declaração, o porta-voz da cantora acrescenta que “O Mundo perde uma lenda da música”. Tina Turner (nascida Anna Mae Bullock; Nutbush, 26 de Novembro de 1939 foi uma cantora, dançarina, e actriz suíça nascida nos Estados Unidos.
Amplamente referida como a “Rainha do Rock ‘n’ Roll”, ela ganhou destaque como vocalista da Ike & Tina Turner Revue antes de lançar uma carreira de sucesso como artista solo.
Turner começou sua carreira com Kings of Rhythm de Ike Turner, em 1957. Sob o nome de Little Ann, ela apareceu no seu primeiro disco, “Boxtop”, em 1958.
Em 1960, ela foi apresentada como Tina Turner com o dueto single “A Fool in Love”.
A dupla Ike & Tina Turner tornou-se “um dos mais formidáveis shows ao vivo da história”. Eles lançaram sucessos como “It’s Gonna Work Out Fine”, “River Deep – Mountain High”, “Proud Mary” e “Nutbush City Limits” antes de se separarem em 1976.
Na década de 1980, Turner teve “um dos maiores retornos da história da música”. Seu álbum multi-platina de 1984 Private Dancer continha o hit “What’s Love Got to Do with It”, que ganhou o Grammy de Gravação do Ano e tornou-se o seu primeiro e único número 1 na Billboard Hot 100.
Aos 44 anos, ela foi a artista solo feminina mais velha a liderar o Hot 100. O seu sucesso nas paradas continuou com “Better Be Good to Me”, “Private Dancer”, “We Don’t Need Another Hero (Thunderdome)”, “Typical Male”, “The Best”, “I Don’t Wanna Fight”, e “Golden Eye”.
Em 1988, o seu nome entrou para o Guiness Book, o livro dos recordes, como o maior show já feito por uma cantora solo. A artista reuniu 182 mil pessoas no Maracanã, no Rio de Janeiro para ver a sua apresentação. O show foi transmitido para todo o mundo.
Naquela época estava a fazer a Break Every Rule World Tour. Turner também actuou nos filmes Tommy (1975), Mad Max Beyond Thunderdome (1985) e Last Action Hero (1993).
Em 1993, What’s Love Got to Do with It, um filme biográfico adaptado da sua autobiografia I, Tina: My Life Story foi lançado. Em 2009, Turner se aposentou depois de completar a sua Tina!: 50th Anniversary Tour.
Tendo vendido mais de 100 milhões de discos em todo o mundo, Turner é um dos artistas mais vendidos de todos os tempos.
Ela recebeu 12 prémios Grammy, que incluem oito prêmios competitivos, três prêmios Grammy Hall of Fame e um Prémio Grammy de Contribuição em Vida.
Ela é a primeira artista negra e primeira mulher a estar na capa da Rolling Stone.
A Rolling Stone a classificou entre os 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos e os 100 Maiores Cantores de Todos os Tempos.
Ela tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e na Calçada da Fama de St. Louis. Ela foi duas vezes indicada ao Rock and Roll Hall of Fame, com Ike Turner, em 1991, e como artista solo em 2021.