A Miss Angola universo, Ana Coimbra, reiterou a sua aposta em projectos de combate à fome e à pobreza extrema doando, ontem, cerca de 100 cestas básicas a famílias carenciadas no distrito da Vila Verde, município de Belas, em Luanda
A candidata eleita a representar Angola no concurso da mulher mais bela do Universo, edição 2023, em Novembro próximo, em San Salvador, capital da República de El Salvador, assegurou que vai continuar a desenvolver acções que visam reduzir a fome e a pobreza no seio das comunidades, bem como as desigualdades socias, apontando a agricultura escolar como factor-chave para o êxito deste combate.
“A minha aposta principal está ligada ao projecto de implementação da educação agrícola nas escolas. O meu objectivo é que as crianças aprendam da base o valor da agricultura e entendam como ela é um factor importante para o desenvolvimento da sociedade”, afirmou. Ana Coimbra frisou que o projecto prima também pela intensificação da educação teórica e prática sobre as actividades agrícolas e rurais, sublinhando que esta iniciativa poderá ajudar o país a reduzir a carência de bens alimentares que afecta, maioritariamente, as famílias rurais.
Reforçou ainda que, se as crianças forem muito bem instruídas, tanto na teoria quanto na prática, elas mesmas poderão ajudar a produzir os bens alimentares básicos necessários para a distribuição de merendas escolares. “Para além de terem instrução teórica, é importante que as crianças aprendam de forma prática e isso um dia pode servir de suplemento para a produção de merenda escolar”, salientou.
Visita às instituições de serviços sociais
A par da entrega dos donativos, a Miss Universo, em companhia da administradora do distrito da Vila Verde, Isabel Kudikema e do comandante da Polícia Nacional daquele distrito, sub-inspector Sotto Maior, visitou algumas instituições de serviços sociais, nomeadamente o Centro Materno Infantil Lucas Cafebele e a escola primária nº2024- Pedras de Pungo Andongo, situada no bairro Tanque-1.
Naquela unidade hospital, com capacidade para acolher 300 pacientes, Ana Coimbra foi informa- da sobre o seu funcionamento e as limitações ou carências que o respectivo centro vive. Já na escola primária, local onde deu-se a primeira fase da entrega dos donativos, a Miss foi carinhosamente acolhida pelos alunos daquela instituição e pela comunidade em geral que a receberam com cânticos nostálgicos e esperançosos, um gesto que a deixou comovida e emocionada.
Administração local enaltece gesto
Por sua vez, a administradora daquele distrito, Isabel dos Santos Kudikema, enalteceu o gesto e a iniciativa, sublinhando que a visita da Miss deixou um olhar esperançoso sobre aquela comunidade que padece não apenas de bens alimentares, mas também de abraço e atenção redobrada da- da as dificuldades de acesso àquela localidade. “Estamos satisfeitos com a visita e iniciativas do gênero devemos louvar. Desde já, desejamos que aconteçam mais vezes, uma vez que o acesso a este distrito é muito difícil por causa das vias que não estão em boas condições”, afirmou.
A governante reconheceu as insuficiências da sua circunscrição e salientou que a administração local, junto da municipal e do governo provincial, tudo está a fazer no sentido de, dentro das possibilidades, suprir as dificuldades que o distrito enfrenta e conferir maior dignidade à vida das populações.
Eleição da Miss Angola universo
Ana Bárbara da Silva Coimbra foi coroada Miss Angola Universo 2023 na final do concurso nacional realizado no passado dia 22 de Julho do corrente ano, numa das unidades hoteleiras de Luanda. Formada em Economia, Bárbara Coimbra é natural de Benguela, e reside actualmente no Reino Uni- do, representando Angola na Diáspora. A mesma irá representar a nação no Miss Universo 2023 que deverá acontecer no dia 18 de Novembro deste ano, em El Salvador.
Nos palcos internacionais, Ana Coimbra pretende levar ao mais alto patamar a bandeira de Angola, mostrando as riquezas naturais, a diversidade cultural que o país oferece a quem o visita, reiterando que, “apesar das dificuldades, o povo angolano tem uma riqueza cultural que o mundo pode e deve conhecer, porque isso expressa a beleza e felicidade deste povo”,