O processo formativo decorre desde a passada Segundafeira, 23, foi lançada em alinhamento com o primeiro objectivo estabelecido no Plano Nacional de Fomento ao Turismo (PLANATUR), que visa desenvolver acções para qualificação técnico-profissional no domínio do turismo e hotelaria, aplicada aos agentes de acolhimento.
A formação é ainda direccionada a outros intervenientes do processo de acolhimento ao turista, de modo a garantir um elevado nível de competências e contribuir para o aumento do fluxo turístico e projecção positiva da imagem de Angola como destino turístico de excelência.
Na sessão de abertura, o Ministro do Turismo, Márcio de Jesus Lopes Daniel, dirigiu-se aos profissionais da cadeia de acolhimento com funções nos principais pontos fronteiriços do país e declarou “desde o primeiro contacto nos portos, aeroportos e fronteiras terrestres, a hospitalidade e profissionalismo que demonstramos, são cruciais para criar uma experiência positiva que incentiva o turista a voltar a recomendar o destino Angola”.
Na ocasião, foi igualmente apresentado o programa geral de actividades que vão marcar a celebração do Dia Mundial do Turismo, cujo lema estabelecido pela Organização Mundial do Turismo para 2024 é “Turismo e Paz”, tendo como destaques a inauguração de empreendimentos hoteleiros, excursões, roteiros turísticos, workshops, webinars e momentos culturais, sendo que o acto central realizar-se-á na província da Huíla.
A efeméride é celebrada desde 1980, pela Organização Mundial do Turismo como o Dia Mundial do Turismo. Foi estabelecido pela terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em Torremolinos (Espanha), em Setembro de 1979.
A adopção destes Estatutos é considerada um marco no turismo global. O objectivo deste dia é aumentar a consciência sobre o papel do turismo na comunidade internacional e demonstrar como ele afecta os valores sociais, culturais, políticos e econômicos em todo o mundo.