Em Luanda, vai ocorrer a edificação da nova ‘‘Biblioteca Nacional”, do Centro Cultural de Luanda e do Museu da Resistência, num espaço não muito distante do futuro, bem como o Museu da Luta de Libertação, já em franco desenvolvimento na Fortaleza de São Francisco do Penedo.
Para Malange, o titular da Pasta da Cultura, Filipe Zau, afirmou que está em preparação o lançamento do concurso, para pôr em marcha o projecto de Urbanização de Mbanza dos Ngola e do Memorial aos antigos soberanos Ngola Kiluanje Kiassamba e Njinga Mbandi, bem como o Memorial Teka Dya Kinda, dedicado aos mártires da Baixa de Cassanje.
Na Lunda-Norte, o governante adiantou que pretendem concluir o Depósito do Museu Regional do Dundo e, no Sul do país, a construção e apetrechamento da Biblioteca Provincial do Cunene.
Dentro deste projecto consta a reconversão do Cine Alfa 1 e 2 em Museu do Cinema e das Imagens em Movimento, cujas obras de reabilitação e requalificação está orçada em Kz 2.250.000.000 O edifício, situado no coração de Luanda, sofreu, ao longo de vários anos, assim como os outros citados, um desgaste natural, que se foi associando à falta de manutenção, resultando, desta forma, na necessidade urgente da sua reabilitação.
Os trabalhos em curso, cuja assinatura de consignação coube ao empreiteiro, Pedro Plácido, da Obra In Construção Civil e Obras Lda, empresa contratada para o efeito e Asdrúbal Silva, do Ministério da Cultura, têm a fiscalização da Golden Hill Lda.
Trata-se de um projecto que requer um compromisso estável com a promoção da Cultura e da comunidade, enquadrado na Rede Nacional de Infra-estruturas Culturais do país.
Os trabalhos preliminares desta empreitada tiveram início em Junho último, com a mobilização de todo aparato técnico interventivo, seguindo-se a remoção das partes danificadas do edifício, para estudos e actualização do projecto, estando, neste momento, a proceder-se à remoção dos escombros e limpeza do espaço.
Estruturalmente, o museu contará com quatro salas de cinema, três das quais comerciais, para rentabilidade e sustentabilidade do equipamento, e uma quarta sala multimédia, para a exibição de documentários, curtas-metragens, filmes clássicos e estudo da arte.
A revitalização desta importante estrutura visa transformá-la num Espaço Moderno, seguro e funcional, que atenda às demandas actuais da população e contribua para o desenvolvimento urbano de Luanda.
O museu contará ainda com espaços de exposição dinâmicos e interactivos, equipamentos de projecção antigos, figurinos e cenários históricos, apresentação da evolução da tecnologia cinematográfica em Angola, bem como áreas comerciais, culturais, de restauração e administrativas.