No quadro das actividades que visam proporcionar à classe juvenil um conjunto de aptidões e competências, decorre na Mediateca 28 de Agosto o curso de “Comunicação oral e escrita: Mediação de Leitura”, orientado pela escritora Cíntia Gonçalves, a partir das 15 horas
Com um total de 15 formandos, com as idades compreendidas entre os 11 e 18 anos, serão orientados sobre as técnicas na área, para que beneficiem de aptidões durante o período de pausas pedagógicas, uma iniciativa da Mediateca de Luanda, que tem promovido diversas formações para os jovens.
Durante cinco dias, com início na Segunda-feira, a formação vai proporcionar aos jovens munícipes daquela localidade uma caminhada ligada ao processo de aprendizagem em oratória, que lhes permitará resolver problemas futuros, ligados à comunicação.
Segundo Cíntia Gonçalves, o curso tem como finalidade proporcionar um desenvolvimento profissional aos mais novos, e garantir a instrução dos mesmos desde cedo.
“O objectivo do curso é desenvolver as suas habilidades de compreensão, conversação, leitura e escrita dos adolescentes, bem como possibilitar o aperfeiçoamento de aptidões para uma comunicação eficaz”, frisou.
A escritora considera este como um grande desafio para os cidadãos, principalmente os jovens. Pelo facto, aconselha que seja feito desde cedo, para que, enquanto jovens, estejam capacitados para resolver os seus problemas futuros.
A também assessora de comunicação e imprensa fez saber que durante a primeira sessão, realizada na passada Segunda-feira, o objectivo principal foi avaliar as necessidades específicas de cada aluno, a fim de identificar estratégias e práticas que lhes possam capacitar individual e colectivamente.
Sobre a sua participação nesta formação, Cíntia disse que sempre desejou trabalhar com crianças e adolescentes, por considerálas como a franja importante para a sociedade, que necessitam de orientação.
Na intenção de continuar neste projecto, afirmou que pretende futuramente realizar diferentes sessões de ensino, e, desde já, continuar com esta iniciativa, dando a oportunidade de se desenvolver novas formações e capacitar profissionalmente novos formandos.