O docente Pinto Nsimba é o convidado no espaço Maka à Quarta-feira, a decorrer hoje, onde vai analisar o tema “Do texto dramático à cenografia: uma passagem artístico-espiritual atmosférico”, num encontro que terá lugar às 16h30, na União dos Escritores Angolanos O docente da Faculdade de Artes, afincado no Departamento de Teatro, em Luanda, referiu que esta reflexão nasce como fruto das pesquisas realizadas enquanto acadêmico e profissional na actividade teatral no país.
Referiu que, ao longo de sua trajectória no campo da encenação teatral e da jornada acadêmica em escolas de artes, percebeu, dia após dia, que a construção imagética — “soldar, desenhar, ‘alfaiatar’ palavras com gestos, sentimentos e emoções para resultar em imagens” — nos espetáculos de muitos grupos teatrais no país, frequentemente segue métodos improvisados ou empíricos, baseados no fazer pelo fazer.
“Essa abordagem, por sua vez, compromete a qualidade estética e artística do produto espectacular, que é consumido de forma desordenada dentro do mosaico cultural.
A ausência massiva de formações e a troca limitada de experiências entre profissionais experientes e iniciantes afectam directamente as decisões criativas, restringindo o desenvolvimento da inteligência criativa na produção e realização artística”, sublinhou.