O concurso de dança faz parte da lista de actividades que poderão ser apreciadas pelo conjunto de visitantes e turistas que, desde o início desta semana, começaram a escalar a cidade do Lubango para prestigiar as tradicionais Festas da Nossa Senhora do Monte que, nesta edição, à semelhança das outras, homenageiam a Padroeira da capital da Huíla
Mais de 50 grupos vão disputar o concurso de dança inseridas no conjunto de actividades inscritas nas Festas da Nossa Senhora do Monte, na cidade do Lubango, província da Huíla, conforme deu a conhecer, ao jornal OPAIS, o presidente da comissão organizadora do evento, Paulo Gaspar.
Segundo o responsável, o referido concurso vai decorrer todos os Domingos, durante o período em que será realizada a ‘Festas da Nossa Senhora do Monte’ que arrancou, esta semana, naquela província da região centro Sul do país. De acordo com Paulo Gaspar, o concurso de dança faz parte da lista de actividades que poderão ser apreciadas pelo conjunto de visitantes e turistas que escalam a cidade do Lubango para prestigiar as tradicionais Festas da Nossa Senhora do Monte que, nesta edição, à semelhança das outras, homenageiam a padroeira da capital da Huíla.
Referiu que a 121ª edição das Festas da Nossa Senhora do Monte, que acontece no mês de Agosto de cada ano, vai prestigiar a da dança como sendo das disciplinas artísticas que, de forma inédita, estreia em forma de concurso no leque de actividades reservadas para brindar os turistas nacionais e internacionais.
Prémio
Segundo ainda Paulo Gaspar, para o grupo vencedor do concurso de dança está reservado o valor de 500 mil kwanzas como prémio, sendo que o anúncio do conjunto que vencer a categoria deverá acontecer no final do mês de Agosto com o encerramento das Festas da Nossa Senhora do Monte. “Estão inscritos, para o concurso provincial de dança, mais de 50 grupos. Entretanto, vamos ter todos os Domingos oito a 10 grupos que exibirão a sua performance. E, no dia 27, que é o último Domingo do mês, faremos o anúncio do grupo vencedor”, frisou.
Espectáculo musical
Outrossim, o presidente do comité organizador fez saber que, para além do concurso de música, o certame contará com a realização de um espectáculo músico-cultura em que vão participar cantores nacionais.Outro dos destaques se- rá a realização dos habituais 200 quilómetros da Huíla em automóvel e motorizadas.
A busca de patrocínios
Por outro lado, para o sucesso das Festas da Nossa Senhora do Monte, Paulo Gaspar informou que a comissão organizadora continua a trabalhar na mobilização de recursos financeiros, através dos seus parceiros e patrocinadores para a realização de uma verdadeira festa à altura dos convida- dos. “Tendo em conta as actuais condições do país, nós somos obrigados a fazer o melhor com o pouco que temos. Só para se ter uma ideia, temos apenas 50 por cento do orçamento previsto. E isso faz com que tenhamos de ir atrás dos nossos parceiros e patrocinadores em busca de apoios para o efeito”, finalizou.