“Rostos com identidades desconhecidas” é o título da mais recente exposição do artista Maiomona Vua a ser inaugurada hoje, 24, na Galeria Tamar, da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda
A mostra, com a curadoria do artista e crítico de arte Nefwani Júnior, junta 13 obras que transcendem a arte visual convencional, o que caracteriza os trabalhos apresentados na cidade capital, Luanda.
O curador, Nefwani Júnior, em conversa recente com OPAÍS, adiantou que a colecção “Rostos com Identidades Desconhecidas” é uma série de representação de máscaras de grandes e pequenas dimensões, cujos significados perdem-se no universo criativo imaginário do artista.
Maiomona Vua utiliza esta plataforma para unir as pessoas através de pensamentos e sentimentos compartilhados.
Em “Rostos com Identidades Desconhecidas”, convida os espectadores a explorar as camadas profundas da condição humana e a buscar conexões além das aparências.
Nefwani recordou que prestigiada criação cada obra de arte é uma janela para o desconhecido, revelando rostos que carregam histórias e identidades ocultas.
“O talento artístico por ele manifestado, especialmente na cerâmica, contribui, significativamente, para o desenvolvimento das artes, enriquecendo a produção de obras”, disse o curador.
Para maior apreciação, a exposição estará patente ao público da cidade capital até ao dia 14 de Fevereiro, podendo ser visitada, de Segunda a Sexta-feira, no período das 9 horas e 30 minutos às 16 e meia.
Nos seus trabalhos apresentados o artista apresenta uma junção de técnicas, mostrando o quanto valeu a disciplina artística que recebeu do seu mestre.
Actualmente, o artista explora diversas modalidades artísticas, como a pintura, a escultura, assemblagem e cerâmica.
Os traçados baseiam-se em factos vivenciados no nosso dia-a-dia, que exprimem a visão do artista sobre o quotidiano luandense.
O artista Maiomona Vua pertence a um grupo de artistas, preocupados com as proporções e características fidedignas das figuras. A sua pintura é diferente da dos seus contemporâneos.
Deixase envolver em estilos e técnicas conservadoras, questionando-os com incursões de técnicas contemporâneas.
Nascido no Distrito Urbano da Ingombota, em Luanda, a 22 de Setembro de 1979, realizou o estudo Médio no Instituto Nacional de Formação Artística (INFA), no período entre 2003 e 2007, concluindo o Curso com ênfase em Pintura.
Desde tenra idade, Maiomona Vua sempre demonstrou a sua inclinação para o desenho e pintura, influenciado por revistas de Banda Desenhada.
A sua trajectória como artista teve início ao colaborar com o pai, por sinal, um experimentado artista plástico especializado em cerâmica.
Ao longo dos seus mais de 15 anos de trabalho conjunto, Maiomona começou a produzir verdadeiras obras de arte.