A direcção central do Movimento de Apoio Solidário de Angola (MOVANGOLA), liderada por António Alcino Sawanga, realizou, na noite de ontem, nas instalações da Casa 70, a cerimónia de condecoração e de homenagem às figuras emblemáticas femininas, que mais se destacaram em diferentes domínios da vida pública e política do país o ano de 2023.
Segundo fonte a nota chegada à nossa redacção, Luísa Damião, Fernanda Manuel e as Gingas do Maculusso foram entre as homenageadas.
A nota refere que o presidente do MOVANGOLA, António Sawanga, fez saber aos presentes no evento que, desde o ano de 2021 a sua organização tem vindo a destacar várias figuras do país desde a vida social, económica e política.
Nesta senda de homenagens, o António Sawanga reconheceu a entrega e dedicação da Vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, a forma como tem exercido a sua função dando a certeza de que a mulher também pode encarar e executar os desafios.
António Sawanga partilhou durante a entrevista à imprensa a contribuição que cada mulher homenageada tem dado na sua área de actuação em que inspira outras mulheres.
Fernanda Manuel, apresentadora do Telejornal da TPA há 35 anos, foi uma primeiras mulheres homenageadas na noite e considerou especial a homenagem do MOVANGOLA por se tratar a primeira na sua vida num mês que a profissional completou mais um ano de vida.
A apresentadora dedicou o prémio a todas as mulheres tendo lembrando a elas, “Somos a força e o pulmão deste país”.