O escritor angolano Lopito Feijó encontra-se em Portugal para participar no IX encontro de escritores lusófonos, que terá lugar no Centro Cultural da Malaposta, em Odivelas, nos dias 25 e 26 do corrente mês
No encontro, que decorrerá sob o lema “Ler o Mundo e Escrever em Liberdade”, Lopito Feijóo intervém no dia 26, onde vai dar testemunho da sua carreira literária, da sua trajectória artística e editorial, do conteúdo das suas mais recentes obras poéticas, publicadas em Portugal, numa comunicação para a qual estão reservados cerca de 15 minutos.
O escritor, convidado pela Divisão de Cultura e Turismo da Camara Municipal de Odivelas, vai falar, igualmente, num painel de reflexão sobre “A Liberdade de Expressão em língua portuguesa na diáspora”, que contará com a presença dos escritores Luís Carlos Patraquim, Tony Tcheka e Sandra Pulson, com moderação de Luís Barbosa Vicente.
Segundo nota da organização, pretende-se que este encontro seja um espaço de promoção da cultura e do conhecimento, de divulgação da literatura, dos autores e de interacção com o público leitor.
De recordar que pelos anteriores encontros de escritores, em Odivelas, passaram já inúmeros escritores dos demais países lusófonos, dentre os quais, alguns residentes em países anglófonos e francófonos escrevem em português e.
Lopito Feijóo é o pseudónimo literário de João André da Silva Feijó, de seu nome completo, nascido em Setembro de 1963, no Lombe, província de Malanje, Angola.
Poeta, ensaísta e crítico literário, ensinou literatura angolana.
Foi co-fundador da Brigada Jovem de Literatura de Luanda (BJLL/1980), e do Colectivo de Trabalhos Literários OHANDAN JI (1984).
É membro da União dos Escritores Angolanos (UEA), onde exerceu o cargo de Secretário das Relações Internacionais e, igualmente, da Associação Portuguesa de Poetas (APP).
É, actualmente, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da União dos Escritores Angolanos e é um dos membros fundadores, da Academia Angolana de Letras (AAL/2016).
Desde 2004, preside o Conselho de Administração da Sociedade Angolana do Direito de Autor (SADIA).
Académico fundador (2014) da ALPAS 21 – Academia de Artes Letras e Ciências do Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, ocupa a cadeira número 1 para estrangeiros.
É membro correspondente da Academia Brasileira de Poesia “Casa Raul de Leoni” e é, igualmente, Membro da International Poetry dos EUA e da Maison Internationale de la Poesie, sediada em Bruxelas, Reino da Bélgica.
Está repertoriado na 10.ª edição do International directory of distinguished leadership (2004- 2005), do American Biographical Institute, bem como no Dicionário de Autores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (199).