Com 2018 páginas, subdividido em 12 capítulos, o livro chega às mãos do público angolano dentro de poucas semanas, sendo que a cerimónia de lançamento e sessão de autógrafos da obra acontece na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, a partir das 10 horas.
Publicado pela primeira vez em Junho do ano passado, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa “CPLP”, em Lisboa, Portugal, a obra, de género romance e ficção, narra a história de um advogado que, lutando contra todas as forças poderosas de um sistema judicial totalmente corrupto, tem a difícil missão de provar a inocência de um recluso que é condenado injustamente.
Ao demonstrar coragem e sagacidade durante o julgamento, o protagonista (o advogado) destaca-se como defensor dos direitos humanos, enfrentando as mais temidas forças opositoras, lidando com temas como abuso de poder, tráfico de influência e branqueamento de capitais, que se reflectem comumente na realidade judiciária africana contemporânea.
Segundo o autor, a publicação da obra em Angola responde ao anseio e pedido do público angolano que, após a mesma ter sido a grande vencedora do prémio FOX USA’24, despertou a curiosidade dos amantes e apreciadores da literatura.
“Houve essa necessidade de fazermos o lançamento da obra em Angola atendendo ao pedido do público que mostrou interesse após vencer o prémio literário dos Estados Unidos da América.
É uma obra interessante e traz assuntos muito semelhantes à nossa realidade judiciária”, disse o autor em declarações ao OPAÍS. Entusiasmado por poder partilhar com os angolanos não apenas o livro, como também o prémio arrebatado numa disputa com escritores de prestígio de diferentes países, como Nigéria, África do Sul, Brasil, Portugal e os EUA, Nituecheni anseia atender às expectativas do público que aguarda ansiosamente pelo livro que já se tornou uma referência na literatura internacional.
Vencedora do Prémio FOX USA 2024
A obra literária “O Recluso – O princípio e o fim de uma injustiça” sagrou-se vencedora da 25.ª edição do Prémio FOX USA 2024, na categoria de melhor livro de romance, num concurso realizado no passado mês de Junho, na cidade de Nova Iorque. Ao jornal OPAÍS, o escritor contou que o livro passou a ganhar notoriedade no palco internacional através das participações em feiras literárias na América Latina.
Foi através das participações destas feiras que Nituecheni conheceu a editora brasileira Roco, que foi a responsável pela tradução da obra do português para o inglês, após assinatura de um contrato válido por dois anos.
A referida editora foi a responsável por colocar a obra a disputar a 25.ª edição do prémio Fox ao lado de obras de renomados escritores de países como Nigéria, África do Sul, Brasil, Portugal, Zimbabwe, EUA, entre outros.
Entrega do Prémio em Nova Iorque
Após a venda da obra em Luanda, o escritor deverá viajar para os Estados Unidos da América, onde irá participar da cerimónia de entrega do prémio, no dia 12 de Agosto, na sede da Fox, na cidade de Nova Iorque.
Além do troféu e da medalha, o escritor vai receber um cheque no valor de 16 mil dólares, mais dois mil exemplares de livros para serem comercializados no mesmo dia no mercado do livro da FOX.
O autor fez saber ainda que, a par das premiações já referidas, o livro vai ser adaptado num filme que será gravado pela FOX e que posteriormente chegará às telas do cinema mundial, estando salvaguardados todos os benefícios resultados dos direitos autorais conferidos ao escritor na qualidade de mentor da história original.
Nituecheni Africano é pseudónimo literário de Eugénio Afonso Gaspar, escritor de 33 anos de idade, nascido na província do Huambo, a 12 de Setembro de 1990.
É licenciado em Ciências da Computação e Administração de Empresas pela Universidade Técnica de Angola (UTANGA). Como escritor, conta com quatro obras literárias publicadas, nomeadamente “O Prisioneiro do Amor”, “O Vendedor de Pães As Mos”, “O Imigrante da Web e Suas Tolices”, e “Reclusos”.