O romance, lançado em 2023, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, possui 180 páginas que retrata uma história de tráfico de influência, o abuso de poder e os segredos obscuros, envolvendo um juiz e um acusado, que são confrontados pela sabedoria e astúcia de um renomado advogado.
Em declarações ao Jornal OPAÍS, Africano Nituecheni disse estar honrado por ter sido seleccionado, e com sentimento de responsabilidade e patriotismo de poder representar da melhor maneira possível Angola, sendo o primeiro angolano a ser seleccionado nesta conceituada premiação literária norte-americana, que decorre até 02 de Junho próximo.
“Já há alguns anos venho tentando participar deste prémio e nunca passei nas candidaturas, ficava logo no início. Esse prémio representa para mim uma grande conquista na minha carreira literária, foram duas tentativas e nunca fui seleccionado, e para essa notícia me sinto honrado por ser o único angolano a estar neste certame americano”, expressou o autor, motivado.
O escritor frisou que a selecção da sua obra foi graças a um esforço conjunto entre si e a editora brasileira Rocco, que traduziu o seu livro para a língua inglesa, o que lhe possibilitou concorrer e ser aprovado.
“Esse ano eu assinei um contrato com uma das melhores editoras do Brasil, a editora Rocco, e eles traduziram o livro “O Recluso- O Princípio e o Fim de uma Injustiça” na língua inglesa e, tão logo abriram-se as candidaturas, metemos o livro e foi seleccionado para esse maior evento literário dos Estados Unidos da América”, contou.
Esperançoso e confiante em bons resultados, Nituecheni afirma que o facto de estar seleccionado entre os melhores já o faz sentir-se vencedor, mas acredita que é possível arrebatar o prémio e colocar o nome da literatura angolana nos mais altos escalões mundiais.
O mesmo fez saber que o vencedor do prémio leva para casa 2000 exemplares da sua obra, que serão lançados na sede da FOX em Midtown Manhattan, cidade de Nova Iorque e um cheque no valor de 10 mil dólares norte-americanos.
“Estar entre os finalistas já é um grande ganho para mim”, considerou o autor, apelando o voto de todos os angolanos. A votação para o prémio é feita via SMS e para o representante angolano o número é +1406573479, devendo escrever no corpo do texto “African Nituecheni”.
Dois representantes africanos Nesta edição, o continente africano encontra-se representado por apenas dois escritores, no caso o escritor angolano e a escritora nigeriana Chigozie Obioma, que concorre uma de suas obras de suas 16 obras de romances policiais.
O prémio literário “FOX USA2024” é uma iniciativa da companhia norte-americana de cinematografia FOX, realizada anualmente na cidade de Nova Iorque, que visa distinguir obras do género Romance, contando com a participação de mais de 100 escritores de todo o mundo.
A gala de premiação está marcada para o dia 12 de Agosto na sede da FOX em Midtown Manhattan, Nova Iorque, além do prémio em cash e reedição da obra em 200 exemplares, o vencedor também verá sua obra a ser adaptada para uma obra de cinema pela FOX.
Percurso Artístico Nituecheni Africano é pseudónimo literário de Eugénio Afonso Gaspar, escritor de 33 anos de idade, nascido na província do Huambo, a 12 de Setembro de 1990.
É licenciado em Ciências da Computação e Administração de Empresas pela Universidade Técnica de Angola (UTANGA). Nituecheni é um dos três angolanos que constam na lista das 50 figuras culturais mais proeminentes do continente africano, distinguidos pela revista francesa “Le Point”, referente ao ano 2023.
Como escritor, conta com quatro obras literárias publicadas, nomeadamente “O Prisioneiro do Amor”, “O Vendedor de Pães As Mos”, “O Imigrante da Web e Suas Tolices”, e “O Recluso”, obra que está a concorrer no prémio da FOX.
No início de 2023, foi nomeado embaixador da literatura em cinco países africanos (Lesoto, Madagáscar, Malawi, Serra Leoa e Uganda), pela revista brasileira Word-Book Revier.
Venceu, em Março do corrente ano, a categoria de Melhor Romance da II edição do Prémio Literário Internacional WBR para a América Latina, com esta mesma obra. Em outubro de 2023, recebeu o prémio “Referência Literária” no Rio de Janeiro (Brasil), numa iniciativa da editora brasileira Publiart.
Em 2022, venceu a categoria Melhor Romance da IV edição do Grande Concurso Literário Latino-Americano, com a obra intitulada “El Inmigrante Web y sus absurdes”.