Trata-se de uma obra de contos com narrativas e ilustrações (desenhos animados) que traz como protagonistas Lueji e João, numa viagem de recuar no tempo até 1622, onde vivem uma experiência transformadora ao lado da Rainha Njinga Mbandi.
A publicação da obra visa não apenas encantar o público infanto-juvenil, como também promover o interesse pela leitura, pela história e pelos valores dos patrimónios culturais de Angola.
Com a publicação da obra, de acordo com o porta-voz da Fundação Arte e Cultura, Clodovil Henriques, a organização quer reafirmar o seu compromisso de apoiar o desenvolvimento cultural do país e a formação artística dos mais novos, despertando talentos nas diferentes áreas das artes.
De acordo com o mesmo, o lançamento da obra enquadra-se num projecto de formação artística e pedagógica que vem sendo desenvolvido pela Fundação Arte e Cultura há mais de quatro anos e que já beneficiou mais de 60 crianças.
O projecto é fruto de uma parceria e colaboração envolvendo várias individualidades artísticas e literárias comprometidas com a arte, a educação e a inclusão cultural.
“O projecto não fica por aí, o mesmo estende-se pelas quatro áreas pilares que compõem a Fundação, nomeadamente escola de artes, centro cultura, área social e negócio social sustentável”, sublinhou o responsável.
Acrescentou ainda que, após a publicação, será criada uma peça de teatro musical baseado no livro, cuja produção está a cargo do músico Toty Samed e do encenador Agu-Água.
A obra conta com o patrocínio da Fundação Arte e Cultura, Casa Criativa e com o apoio do idealizador Dominick Maia Tanner. A publicação da mesma acontece sob chancelaria da Mayamba Editora, destacando-se a ilustração que esteve a cargo de Altino Chindele.