Na sequência da celebração do mês do amor e da amizade, sob a chancela da editora Asas de Papel, o autor Fernandes Alexandre, coloca à disposição do público o leitor o romance “Aquarela”, um retrato baseado numa história real, contada por um ex-militar que serviu o exército nacional
O acto de lançamento do livro “Aquarela- O amor é um arco-íris”, que será apresentado pela escritora e ensaísta Cíntia Gonçalves, acontece no próximo Sábado, 18, a partir das 10 horas, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda.
Trata-se de uma história que se traduz na íntima verbalização do coração. É um livro que se impõe contra o velho amor classista.
O autor conta a história partilhada de um amor improvável entre Sumbula e Mónica, dois jovens de classes sociais diferentes que, ao viverem a ardência de uma paixão febril, vêem-se forçados a lutar pelo que acreditam.
A obra está repleta de miragens, em cujas páginas há tanto de humano, tanto coração e tanto amor.
O autor faz-nos ver que até os sonhos mais absurdos têm algo de real e que todos merecemos apreciar a força inequívoca da paixão, porque o amor é a fortuna dos que amam.
Em declarações ao jornal OPAÍS, Fernandes Alexandre revelou que a inspiração para essa obra foi não mágica, pois ela nasce da insistência, da vontade e das possibilidades.
Ou seja, a ideia nasceu de uma inocente sugestão, ou melhor, de um desejo de um dos seus leitores, que serviu o exército angolano anos atrás que preferiu contar a sua história de vida e fazia questão que ele a retratasse.
No entanto, esclareceu, igualmente, o título “Aquarela”, que é uma técnica de pintura feita com tintas aguadas e sem sobreposição de umas a outras.
“Quando escrevo sinto como se estivesse diante de um quadro em branco pretes a torná-lo numa obra de arte e durante grande parte deste tempo senti como se um piano de cauda estivesse suspenso sobre a minha cabeça, onde quer que eu fosse tinha uma tela na qual pintava o enredo.
Daí surgiu a ideia da frase ‘amor é um arco-íris’, porque o amor dotado das sete cores é um jardim de flores que enternece o coração”, apontou o autor.
Projectos
O autor, que apresenta o livro também em função do Dia de São Valentim, popularmente conhecido como “Dia dos Namorados” celebrado ontem, 14, pretende proximamente realizar palestras e seminários sobre o tema em colégios e de igual modo apresentar o livro e falar sobre o mesmo.
O autor
Fernandes Alexandre nasceu na cidade invicta do Porto, Portugal, onde frequentou as camadas jovens do Futebol Clube do Porto.
Ex-acólito da paróquia de São Carlos Lwanga, é estudante da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto e praticante das artes marciais jiu-jitsu brasileiro.
Poeta e prosador, estreiou-se na Literatura, em 2018, com a publicação da obra “Histórias do Diaa-dia”.
É autor da trilogia Advogada Dominatrix e do romance intitulado “O Passado Me Condena”.