O tão aguardado livro “Nagrelha 2030”, de autoria do jornalista e escritor Victor Hugo Mendes, chegou às mãos dos leitores, trazendo em si a rica e invejável trajectória daquele que foi/é o artista com a maior popularidade em Angola.
A obra, com 130 páginas, foi lançada no último sábado, 02 de Novembro, na Casa da Imprensa, em Lisboa, Portugal, e contou com a presença da viúva de Nagrelha, Weza Mendes, amigos, familiares, fãs e admiradores do talento e dos trabalhos do “Naná”, como também era carinhosamente tratado.
De acordo com o autor, a obra resulta da compilação de dados recolhidos durante centenas de horas de estudo e análise de factos disponíveis nas redes sociais, em entrevistas e participações do artista em programas de televisão, rádio e jornais, que permitiram ao escritor perceber, em parte, a grande sensibilidade do músico.
Victor Hugo Mendes explicou que estes factos ajudaram-no a traçar e entender o perfil social de Nagrelha, o impacto da sua música, vida e morte na sociedade angolana, informações estas que se encontram detalhadamente narradas no livro.
Adiantou que o livro em causa começou a ser escrito alguns dias após a morte de Nagrelha (ocorrida 18 de Novembro de 2022), com o objectivo de compartilhar com o público a grandeza pessoal e artística de Nagrelha através de uma obra que fosse mais do que uma biografia, se não um reflexo de quem foi verdadeiramente o artista longe dos ‘holofotes’.
“É também uma obra que vai mudar a visão que muitos tinham de forma negativa sobre Nagrelha”, disse o escritor numa nota divulgada na sua página das redes sociais, em véspera do lançamento da obra.
Lançamento em Luanda (?)
Quanto ao lançamento da obra em Angola, particularmente na capital Luanda, onde o artista nasceu, viveu e tinha/tem o maior número de fãs, VHM disse ainda não ter uma data provisória da venda/lançamento, por estar a depender de apoios e patrocínios para o efeito.
No entanto, o autor manifesta o interesse de ver a obra publicada em Angola para que os familiares, amigos, fãs e admiradores do artista, para que tenham o privilégio de conhecer ou recordar a figura icónica que foi Nagrelha, assim como reviver os momentos especiais que tiveram próximo do antigo líder dos Lambas.
Recorde-se que Gelson Caio Manuel Mendes, mais conhecido por Nagrelha, morreu a 18 de Novembro de 2022, em Luanda, vítima de doença prolongada, aos 36 anos de idade. Foi um artista angolano ícone que se afirmou no mercado musical can- tando o estilo Kuduro.
Com uma legião de fãs e admiradores, Nagrelha foi/é o músico angolano com a maior popularidade até então já visto, sendo um artista com uma carreira invejável de mais de 20 anos, ininterrupta, sempre fiel ao seu estilo desde 1997 ao lado do seu grupo musical Os Lambas.