A obra é uma colectânea de poesias, cuja publicação ocorreu no formato e-book e PDF, escrita por 31 alunos, com idade compreendidas entre os 19 e 23 anos, onde cada participante apresentou um poema, seleccionados num universo de 10 turmas submetidas a concurso inter-turmas de poesia.
Com 71 páginas, produzida pela ASA/Huíla, a colectânea, segundo a entidade organizadora, foi escrita numa linguagem clara para facilitar a leitura de seu conteúdo por leitores de todas as idades.
A mesma encontra-se disponível na página www.academiadeautoresdahuila.net. O Coordenador do projecto Poesia nas Escolas, Osvaldo Bernardo Sahopa, depois da sua publicação no portal da Associação, a referida obra poética será apresentada numa cerimónia a decorrer no Magistério Secundário Ndjambelua Kateine n.º 1251, na presença de pais e encarregados dos alunos autores dos poemas contidos na colectânea.
Realização do projecto nos municípios
Este projecto está a ser desenvolvido nas escolas do segundo ciclo do ensino secundário de todos os municípios que compõem o território huilano.
Osvaldo Bernardo Sahopa disse que, com esta iniciativa da Associação de Autores da Huíla, pretende incentivar a prática da escrita criativa no seio dos alunos de todas as escolas da província, com vista a produção textual através da poesia.
Avançou que os objectivos específicos deste projecto são: motivar o desenvolvimento das produções textuais; proporcionar a prática da criatividade literária; aprimorar o uso da norma padrão da Língua Portuguesa; preparar o aluno em formação para as práticas de redacção que serão propostas pela comissão organizadora; valorizar os estudantes escritores que se encontram no anonimato e fazer com que sejam conhecidos” disse.
Numa primeira fase, foram seleccionados os municípios do Lubango, Humpata e Gambos, nos quais três escolas do segundo ciclo já apresentaram os seus trabalhos que foram avaliados pela Coordenação da Disciplina de Língua Portuguesa.
Em cada município, como Lubango, Humpata e Gambos, foram selecionadas as Escolas de Magistério Secundário Ndjambelua Kateine n.º 1251, Colégio n.º 698; no Lubango o Colégio Paula Francinette e no município dos Gambos o Liceu n.º 918.
Para além desta colectânea, estão na forja outras três, dos municípios do Lubango e dos Gambos, que deverão ser publicadas no mesmo formato. Osvaldo Sahopa disse que a preferência pelo formato digital tem como meta aproximar os jovens às novas tecnologias e pensar em escrever sem lesar o ambiente com o uso do papel.
Criação de biblioteca virtual
Para além da promoção do gosto pela leitura e escrita criativa, a Associação de Autores da Huíla está, igualmente, a levar a cabo um projecto de instalação de bibliotecas virtuais nas escolas interessadas e em alguns municípios, sendo que os Gambos foi o primeiro município a beneficiar dessas bibliotecas, com mais de quatro centenas de livros em formato digital.
Por: João Katombela, na Huíla