O “decano” do Hip-Hop feito em Angola, Kool Klever, apresenta o concerto intitulado “Voar com os pés no chão”, no próximo sábado, 16, na presença de convidados para a apresentação do seu novo álbum, na Fundação Arte e Cultura, Ilha de Luanda
O tema do concerto foi extraído de uma música que fará parte de seu novo álbum, e é também uma máxima que o artista diz levar para a vida, neste evento que terá a duração aproximada de duas horas, onde pretende fazer um casamento entre a música erudita (clássica) e a linguagem urbana do Hip-Hop.
O concerto, cuja pretensão é ser assistido por pouco mais de 300 pessoas, conta com a participação de artistas com créditos firmados no musical nacional, nomeadamente, Melvi Lumbungululo (Melvi), com quem Kool Klever já experimentou uma fusão entre a música lírica e o hip-hop.
Entre os convidados consta ainda o músico Jeff Brown (Kota Kulanda), amigo de longa data e com vários trabalhos juntos e o cantor e produtor musical Dji Tafinha, com quem também trabalhou e participou do álbum “Rotativar”, lançado em 2008.
Mas de participação não é tudo, vão ainda subir ao palco da Fundação Arte e Cultura os músicos Walter Ananás, ex-membro dos N’Sexy Love, Phedilson e outros nomes reservados para surpresa dos presentes no concerto.
Em declarações ao jornal OPAÍS, Kool Klever, que é considerado por muitos o “decano” do HipHop intramuros, pela sua trajectória e feitos relevantes para o movimento, fez também saber que o concerto contará com um repertório que será uma fusão entre o seu novo álbum, ainda sem data de lançamento, e outras músicas do álbum “Kooltivar”, da mixtape “Menos Kool, Mais Klever” e outros singles já lançados pelo rapper.
“Daí que o tema faz todo sentido: Voar com os pés no chão”, considerou. Para além da música, o evento traz outras actividades acopladas, como a realização de uma feira e exposição de artes plásticas, que acontece horas antes do concerto.
O evento acontece sob chancela do Atelier D’artes Lucengomono e a Trampolim Produções Culturais, e tem na direcção técnica do músico e guitarrista Nero Marqs.
Homenagem
Kool Klever foi homenageado em Abril do ano passado, na segunda edição do programa “Trajectória”, no Palácio de Ferro, com um concerto “Line Up”, que homenageou, ainda, outros artistas, além de ter partilhado o palco com Jeff Brown, Isis Hembe e o Dom Samua.
No segundo espectáculo da série concerto aos 50 anos, com uma performance em grande estilo, o rapper abriu a noite levando no alinhamento “Fim da Inocência”, “Não era para ser Assim”, “Puto do Palanca” e “A luta Continua”.
Sobre o artista
De seu nome verdadeiro Francisco Nelson Manuel Fernandes Bernardo, é mais conhecido nas lides do Hip-Hop por Kool Klever. Nasceu em Luanda, a 23 de Fevereiro de 1973. É um compositor, rapper, poeta e letrista angolano, considerado por muitos o “decano do HipHop”.
Em 1992 juntou-se a Prince Wadada e Gangsta Du, artistas com quem formou o grupo GC unity (Ghetto & City Unity).
Além de rapper, é conhecido pelo brilho e encanto das suas composições, escrevendo letras para grandes artistas da praça doméstica como SSP, Bruna Tatiana, Phathar Mak, só para citar alguns nomes.
É dos maiores activistas e fomentador do movimento Hip-Hop em Angola, tendo impulsionado a carreira de muitos aspirantes a rap no programa Big Show Cidade e do Ecléctico FM, assim como do extinto evento tradicional de rap que acontecia todas as sextas-feiras no Espaço Bahia.