A Convidada a prestigiar o concerto de homenagem, a título póstumo, a Negrelha dos Lambas, a escritora e psicóloga Kanguimbo Ananaz recomendou aos fazedores do estilo kuduro a apostarem mais na formação académica e artística, para que possam escrever letras que ajudem a educar a sociedade, de modo que as pessoas se revejam naquilo que ouvem.
A também socióloga e pedagoga destacou a importante figura que foi o Nagrelha para a expansão, promoção e internacionalização do kuduro que era tido como um estilo marginalizado por muitos.
Kanguimbo disse que “Nagrelha” é um dos artistas que mais internacionalizou o estilo e mostrou para o mundo, em geral, e os angolanos, em particular, que é possível enfrentar barreiras e alcançar o sucesso quando se tem foco, responsabilidade e respeito pelo público que o aprecia.
“Tive grandes momentos com o Nagrelha e fiz parte do sucesso que ele alcançou enquanto em vida, tendo mostrado para o mundo, em geral, e os angolanos, em particular, que embora o kuduro seja marginalizado é possível internacionalizar e hoje nós vimos esse estilo musical a ser tocado em outras latitudes”, disse a escritora em declarações à imprensa.
No final da sua intervenção, a também madrinha do homenageado expressou o seu agradecimento pela organização do espectáculo, tendo partilhado algumas momentos “presos na memória” que já teve o prazer de vivenciar com o antigo vocalista principal dos Lambas.
“Hoje, neste espectáculo, vivo um momento indelével, porque o Nagrelha partiu, mas deixou o seu legado, contribuindo de forma significativa para a cultura nacional e a internacionalização do kuduro”, sublinhou.