Sofonias Fernando Amadeu, mentor e coordenador do projecto, explicou, em declarações ao jornal OPAÍS, que a iniciativa surgiu da necessidade de se criar um espaço acolhedor e enriquecedor, onde todos, especialmente os jovens e adolescentes, possam ter acesso a livros diversos e inspiradores, visando contribuir na redução do índice de criminalidade e delinquência juvenil naquele distrito.
Com essa campanha, que arrancou há menos de um mês, sob o lema “Construindo uma biblioteca comunitária: juntos pela leitura”, os promotores pretendem arrecadar mais de 100, numa primeira fase, até ao dia 12 de Maio do ano em curso. As referidas obras vão servir para dar corpo ao espaço comunitário de leitura e reflexão que tenciona evoluir para biblioteca, denominada “Sentada dos Cotas – Biblioteca Comunitária”, a ser erguida numa das vias principais do Golfo 2, junto ao Complexo Escolar João Piamarta, segundo o nosso interlocutor.
“O nosso objectivo principal é de abrirmos uma biblioteca comunitária dentro do bairro onde a criminalidade tem sido o cartaz, visto como saída de muitos jovens e adolescentes. Com esta biblioteca queremos incentivar os jovens à leitura e mostrar para eles que há várias opções por se escolher na vida e que a criminalidade não pode ser a bandeira do nosso bairro”, explicou o jovem que também é escritor.
Sublinhou que a recolha tem sido realizada por meio de campanhas de doação massiva e individual de livros, acompanhada de actividades recreactivas e culturais como exposição, encontros literários e, até mesmo, por meio de partidas de futebol que são frequentemente realizadas no popular campo do Piamarta.
O mesmo adiantou ainda que, numa primeira fase, está-se a solicitar livros de todos os tipos de géneros, sejam obras literárias, manuais de instrução, livros didácticos ou até mesmo de consultas, novos ou já usados, desde que apresentem bom estado de conservação.
Pontos de Recolha
Para os interessados em apoiar à iniciativa, Sofonias Amadeu sublinhou que as doações dos livros podem ser feitas aos finais de semana no complexo desportivo da Piamarta (vulgo campo do Piamarta) ou entrando em contacto com os voluntários do projecto, através de contactos telefónicos disponíveis nas suas páginas das redes sociais, denominadas “Biblioteca Comunitária Sentada dos cotas” ou pelo e-mail “sofoniasfernandoamadeu@gmail.com” ou ainda pelas redes sociais pessoais do referido mentor do projecto. Fez saber que estão também voluntários disponíveis para ir ao encontro do doador desde que este entre em contacto com os mesmos e forneça o seu devido endereço.
Promoção de acesso gratuito a livros
A campanha de recolha de livros, de acordo com o mentor, é uma iniciativa do projecto literário “Sentada dos Cotas”, um núcleo que visa proporcionar o acesso gratuito a livros e promover debates sobre temas relevantes para a sociedade jovem naquele distrito. “Nossa iniciativa nasceu do desejo de oferecer oportunidades de aprendizado, reflexão e diálogo para os jovens, utilizando a literatura como ferramenta de transformação e crescimento pessoal”, acrescentou.
Frisou que a par da disponibilização de livros gratuitos, o projecto centra-se na organização de pequenos workshops e debates sobre questões que impactam directamente a vida dos jovens, abordando temas como inclusão social, cultura, desporto, saúde, cidadania, entre outros assuntos que se consideram relevantes para o seio juvenil.