“Esperança Salgada” é o título do livro de poesia do jornalista João Katombela, lançado na tarde do dia 9 de Janeiro do ano em curso, na plataforma digital da Academia de Autores da Huíla, no formato ebook, produzida pela editora Água Preciosa
Com cerca de 70 páginas, a obra de poesias do jornalista do Jornal OPAÍS, destacado na província da Huila, foi escrita numa linguagem acessível a todos para facilitar a compreensão dos textos pleos leitores de todos os estratos sociais.
Deste modo, pode ser baixada de forma grátis, no mesmo portal, para que os leitores possam consumila mesmo que não tenham saldo. Ao longo das 70 páginas de poesia, o autor relata as dificuldades vividas por todos os angolanos, particularmente os jovens que buscam por uma vida melhor através de um emprego estável e sustentável.
“Este titulo é um dos poemas que faz parte do livro, nele faço um retrato da vida daqueles que tentam tudo na vida para viver de uma maneira honesta, mas que as circunstâncias da vida anulam qualquer possibilidade de sair do marasmo em que se encontram, logo a esperança impossível e por isso, no texto, ela é comparada a uma comida salgada, mas que ninguém consegue comer dado o excesso de sal”, disse.
O autor, que já conta com dois livros no mercado, disse que a preferência pelo formato digital na publicação das suas obras deve-se ao facto de o mundo estar a tornar-se cada vez mais digitalizado e ao avanço das Tecnologias de Informação.
Segundo disse João Katombela, a publicação de livros em forma digital é menos onerosa, sobretudo para aqueles que escrevem sem qualquer patrocínio e facilita o seu acesso a um maior número de leitores em pouco tempo.
“Nos dias de hoje, os custos para a impressão de uma obra não são assim tão acessíveis, para nós que queremos passar aquilo que pensamos para todos os angolanos, precisamos buscar as ferramentas possíveis que estejam ao nosso alcance, de formas que os nossos escritos sejam consumidos por todos e em todos os lugares do mundo”, afirmou.
João Katombela revelou, por outro lado, que o livro “Esperança Salgada” está a ser traduzido em duas línguas nacionais, nomeadamente Nganguela e Umbundo, que serão publicados no mesmo formato, nos próximos dias.
Segundo o nosso interlocutor, o objectivo da tradução desta obra, nas duas línguas nacionais, é de contribuir na valorização das mesmas e fazer com que o projecto do Governo, de introduzir no curriculum escolar o ensino das línguas nacionais, tenha um maior acervo bibliográfico.
“De um tempo a esta parte, o Governo angolano definiu políticas que visam a inserção de algumas línguas nacionais. Mas este projecto, no meu entender, ainda se mostra solitário, pelo facto de haver pouca bibliografia em línguas nacionais.
Por isso, entendemos que este livro deve ser traduzido nestas duas línguas, para assim reduzir então a pobreza literária que ainda temos em termos de obras escritas nas diversas línguas nacionais faladas no nosso país”, revelou.
Sobre o autor
João Domingos Katombela, jornalista do Jornal OPAÍS, destacado na província da Huila, nasceu aos 11 de Novembro de 1984, no município da Matala, província da Huíla.
É professor, jornalista, palestrante e estudante do Curso de Direito no Instituto Superior Politécnico Independente. No âmbito do jornalismo, é cofundador das Revistas Mais Lubango, propriedade da Administração Municipal do Lubango, Yawila, do Governo Provincial da Huíla, nas quais desempenhou as funções de grande editor.
Actualmente é membro da Associação dos Autores da Huíla (ASA/ Huíla), representante do jornal OPAÍS é secretário para os assuntos jurídicos do Sindicato dos Jornalistas Angolanos na Huíla.
Pela Editora Digital Água Preciosa, o autor já publicou as obras A Vida do Morto e Cartas a Nguxi, que podem ser consultadas no portal da Academia de Autores da Huíla.