Dedicada a promover o estilo Jazz na cidade do Lubango, província da Huíla, a jovem artista e intérprete Angelina Canguenha foi a grande vencedora da categoria música, da 4ª edição dos Prémios Tigra Nova Garra/2024.
Com uma potente voz e uma sonoridade peculiar, a jovem artista deixou para atrás os concorrentes Áurio Roberto, Margareth da Conceição e Sélvio Solary que preenchia o pódio dos quatro finalistas daquela categoria, da recente edição, cuja gala de premiação aconteceu no último Sábado, 01, no Centro de Convenções de Talatona (CCTA).
Ao sagrar-se vencedora, Angelina levou para casa um cheque com a quantia de 1 milhão de kwanzas, verbas que ela se propõe a apostar na sua formação artística para dar seguimento à sua carreira focada na difusão do Jazz em toda a região Sul do país. “Essa premiação representa para mim o começo de um novo ciclo para a minha carreira artística.
Com este valor, acredito que agora terei forças para seguir e apostar seriamente no Jazz como eu anseio”, manifestou a artista, em declarações a OPAIS. Adiantou que, para começar, vai usar a quantia para comprar um piano profissional para lhe permitir ensaiar com maior frequência e poder ganhar mais habilidade das técnicas tanto de voz como de instrumentalização do estilo que tanto ama.
Outros vencedores
No total, foram sete concorrentes que se consagraram vencedores da 4ª edição dos prémios promovidos pela Refriango, através da sua de cerveja Tigra.
Para a categoria de Meio Ambiente e Serviço Público, Edgar Faxa, engenheiro agrónomo e especialista ambiental e social na INCATEMA, proveniente da província de Malanje, foi o grande vencedor com um projecto solidário que visa ajudar a curar e combater doenças dentárias em crianças nas comunidades carentes.
Categoria de Artes, artista plástico Gegé Mbakudi foi o vencedor, deixando para atrás outros fortes concorrentes como a artista plástica Débora Sanjai, a realizadora, poeta, roteirista, escritora e poetisa Irene A’mosi e o artesão Wilson Neves.
Dércio Arsénio, com o projecto “Identidade”, foi o vencedor da categoria de Saúde, ao passo que Sina Tereza, professora de educação física e fisiculturista, foi quem venceu a categoria Desporto. Adilson Gonçalves, director da biblioteca comunitária Contra Ignorância arrebatou o prémio da categoria Educação.
Já na categoria Ciência e Tecnologia, Paciência Munhega, engenheiro informático, foi o agraciado. Todos os distinguidos levaram como prémio um cheque com o valor de 1 milhão de kwanzas.