A 1.ª edição do festival “Os Clássicos do Horizonte Njinga Mbande”, um evento que vai assinalar os 37 anos de existência do grupo, será realizado em Julho, onde vai ser congregado todos os artistas e actores que já passaram pelo colectivo
A lista de actores em destaque inclui Nestor Goubel, actual portavoz do Comando Provincial da Polícia Nacional de Luanda, Maria Teresa, empreendedora, Solange Feijó, directora-geral da Companhia Arte Sol, como avançou, em exclusivo a OPAÍS, o produtor e integrante do colectivo, Aldmiro Benjamim, Segundo o mesmo, o festival poderá ser realizado trimestralmente com o intuito de manter patente a marca do grupo e, sobretudo, trazer para o palco figuras que marcaram os feitos do colectivo ao longo dos mais de 35 aos de existência.
Ao longo das edições serão convidados actores que marcaram o percurso do colectivo e algumas figuras ligadas ao universo cultural, em especial do teatro, a nível nacional.
“O objectivo é podermos resgatar aqueles actores que já fizeram parte do colectivo e, apesar de já não estarem mais, continuam a dar um grande contributo a nível da cultura e em outros sectores sociais”, disse o actor.
No quadro das suas exibições, o grupo Horizonte Njinga Mbande tem em agenda duas históricas peças teatrais, uma encerra o mês de Abril e a outra abre o de Maio. Tratam-se das peças “Funeral Interrompido”, cuja exibição decorre desde 28 de Abril a 01 de Maio, a partir das 19h, no seu auditório, em Luanda.
A peça traz em abordagem questões sociais e leva à reflexão aspectos ligados à tradição e os seus contornos.
Entre o “sim” e o “não”, uma mulher viúva que sofria com a perda do seu cônjuge depara-se com um dilema de rito familiar, não sabendo se cumpria o ritual e teria a sua vida salva, ou se o ignorava e assume as consequências da decisão.
Já a peça ‘O Xuxuado’ será exibida de 4 a 7 de Maio, no mesmo local, e no mesmo horário.
Com mais de 8 anos desde a sua estreia, Xuxuado é uma obra teatral que retrata a vida de Bruna, uma jovem pacata que tinha no namorado Rick o porto seguro.
A situação muda quando a sua madrinha, que acabava de regressar do exterior do país, decide ofertala um colã “xuxuado” para tornála mais vistosa.
Escrita e dirigida pelo director do grupo, Adelino Caracol, a peça tem como protagonista a actriz Belmira Baltazar (a jovem Bruna) e terá como companheiros de palco Madalena Caparacata (a madrinha), José Galiano (o padrinho), David Enoque e Luísa Santos (avós da Bruna).
O colectivo Horizonte Njinga Mbande foi fundado a 08 de Outubro de 1986, por Adelino Caracol e Ezequiel Issenguel, em Luanda.
Por: Bernardo Pires