O guitarrista e compositor angolano, Mário Gomes, será a figura de cartaz do concerto intimista marcado para o 27, quinta-feira, a partir das 19 horas, no Memorial António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda
Neste concerto, inserido na sua programação anual e na sua missão de promover a acção cultural, formação artística, aproximação e participação da comunidade, o músico vai apresentar temas que compõem o seu repertório, bem como revisitará clássicos da música nacional e internacional.
Rigoberto Fialho, o responsável pelas actividades do sarcófago, disse que o encontro vai centrar-se nas habilidades distintas do guitarrista que se une a dialogar e comunicar com as suas cordas ao ritmo viajante dos ancestrais.
Nas suas apresentações, conta, o semba, o jazz, o nkembo, a música universal encontram-se para questionar e manifestar as inquietações do homem e da natureza com uma progressão artística, esteticamente refinada, com a apresentação do convidado.
“Mário Gomes expressa toda a sua emoção e sentimento por intermédio da sua guitarra. A escolha deste artista teve como base fundamental a sua trajectória no mundo da música, e pela forma como tem trabalhado pelo desenvolvimento da cultura nacional dentro e fora de Angola”, disse.
Rigoberto avançou que o músico tem seguido a sua carreira como guitarrista, acompanhando diversos artistas de renome do nosso país, nomeadamente: Totó ST, Yola Semedo, Filipe Mukenga, Afrikanita, Selda, Anabela Aya, entre outros.
Participou ainda em vários projectos musicais de vários cantores, como: Álbum Nga sakidila, Flavors of Time e álbum Avatar.
Mário Gomes partilhou ainda o palco com os guitarristas mais conceituados de Angola, como Teddy Nsingui, Boto Trindade, Pop Show, entre outros, e tem feito parte do elenco de instrumentistas do Festival da Canção de Luanda há 7 anos como guitarrista.
Percurso do artista
Armando Mário Gomes, de nome artístico “Mário Gomes”, nasceu em Luanda, no município do Cazenga, a 26 de Novembro de 1996.
É filho cassula de Fátima Gomes Musseque e de Mário Miguel Xavier. Em 2015 começa com vários trabalhos, acompanhando a cantora Esperança Miranda.
No ano seguinte, 2016, foi classificado vencedor da categoria de melhor guitarrista do ano dentro da Comunidade Tocoista. Ainda no mesmo ano, começou a acompanhar o cantor e guitarrista Totó St, com quem trabalha até a presente data, desde apresentações ao vivo e em diversas gravações.
Mário Gomes leva ainda no seu currículo participações nacionais com vários artistas da praça e bandas, tais como Bruna Tatiana, Edmazia Mayembe, Nanuto, Anabela Aya, Aline Frazão, Afrikkanitha, Os Kiezos, Banda Etokeko, entre outros, e participações internacionais em vários festivais em Espanha e Portugal.