Com participações no Entrudo desde os anos 70, o grupo carnavalesco Luz e Água, da cidade do Lobito, província de Benguela, corre o risco de estar fora do desfile deste ano, soube a ANGOP, ontem, 29
Manuel Dala, o responsável, referiu que os membros do grupo estão desmoralizados por não terem recebido, até ao momento, o prémio da edição passada. “Está a ser muito difícil mobilizar os 230 membros do grupo para dançar o Carnaval, tanto na fase municipal como provincial”, afirmou.
A Administração Municipal do Lobito tinha prometido atribuir 200 mil kwanzas a cada grupo participante, o que não aconteceu. “Em Novembro do ano passado, tivemos uma reunião com o administrador-adjunto para a Área Social, Ernesto Carolocio, que nos informou sobre um certo atraso no pagamento dos valores, por parte de empresas parceiras, devido a questões administrativas”, explicou.
Segundo responsável, outros grupos, como o Unidos do Lobito, Mãe África da (Hanha do Norte) e a Voz do Golfe, também defendem o boicote nesta edição, por a AML e seus parceiros não terem honrado o compromisso da entrega dos prémios.
Miguel Dala disse, por outro lado, que a preparação dos grupos está “bastante atrasada”, porque os patrocinadores ainda não disponibilizaram as verbas para comprar os tecidos e outros equipamentos.
“Com os preços actuais, precisamos de pelo menos um milhão de kwanzas para equipar condignamente o grupo”, informou. Informou que a preparação de um grupo carnavalesco deve ser feita com bastante antecedência para, quando chegar a data do desfile, avançar sem preocupações.
“Mesmo que recebêssemos o patrocínio nesta altura, não vamos a tempo de mandar confeccionar a indumentária porque os alfaiates estão ocupados com outros compromissos”.
Por esta razão, disse, o Carnaval do Lobito está a perder qualidade a cada ano que passa. Manuel Dala lembrou, com tristeza, os tempos em que vinham turistas de várias partes do mundo, principalmente de Portugal e Brasil, para assistirem ao Carnaval na cidade dos Flamingos.
Entretanto, o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto já solicitou a lista dos grupos, bem como a canção a apresentar para o Carnaval, a realizar-se no próximo mês de Fevereiro, entre os dias 10 e 13.
O Grupo Luz e Água foi constituído no bairro da Canata, conhecido internacionalmente por muitos marinheiros, por estar situado perto do Porto do Lobito.
Em termos de classificação, o grupo ganhou dez vezes o primeiro lugar, ficou sete no segundo e oito vezes na terceira posição.