Com mais de 30 anos de carreira, as Gingas do Maculusso apresentaram um show recheado de clássicos que marcaram gerações, encantando principalmente o público adulto, com idades entre 27 e 57 anos, que viveu o auge da sua carreira.
Conhecidas por sua música tradicional angolana e actuações envolventes, o agrupamento protagonizou, assim, um espectáculo inesquecível que celebrou a recta final do ano com grande estilo.
O agrupamento musical feminino, surgido nos anos 80, foi dignamente solicitado pelos frequentadores da casa e teve um planeamento rigoroso, com mais de um mês de antecedência, como explicou Benvindo Magalhães, assessor da casa Mercado da Via.
“Este evento foi uma excelente oportunidade para trazer cultura de qualidade, com grandes nomes da música nacional, em uma noite onde a gastronomia se cruza com a arte, proporcionando momentos de lazer inesquecíveis.
Foi uma noite imperdível que encerrou 2024 com muita energia, boa música e tradição”, frisou. Em funcionamento há mais de dois anos, o espaço de cariz cultural já recebeu diversos artistas renomados da música angolana, como Dom Kikas, Walter Ananás, Maya Cool, Edy Tussa, Yola Araújo, Yola Semedo, Edmásia, Pérola, Ana Joice, entre outros.
Além disso, o Mercado da Via Expressa também já acolheu artistas internacionais como Djone Ramos e músicos de Cabo Verde, que participaram do Festival da Kizomba.
O objectivo da actividade, assim como de outras já realizadas, é proporcionar aos habitantes da região um verdadeiro espaço de lazer, algo que antes era necessário procurar no centro da cidade.
Com o Mercado da Via Expressa, os moradores agora podem aproveitar esse tipo de entretenimento sem precisar gastar tempo, combustível e outros recursos.
“O Mercado da Via Expressa surgiu em um ponto onde muitos não esperavam. Agora, é uma casa de cultura e um ponto de paragem obrigatória. O espaço tem-se esforçado para contribuir com o desenvolvimento cultural da região onde está localizado”, afirmou Magalhães.
Percurso das Gingas do Maculusso
Formadas em 1983 no bairro do Maculusso, em Luanda, as Gingas do Maculusso foram criadas dentro do projecto Avilupa Kuimbila, coordenado por Rosa Roque, que também foi a mentora do grupo.
O grupo fez sua estreia em um dos programas infantis da Rádio Nacional de Angola. Com uma formação inicial composta por Celma Miguel, Gersy Pegado, Georgina Stela, Maria João, Paula Daniela e Patrícia Faria, as Gingas do Maculusso têm uma discografia notável, possuem várias obras discográficas no mercado nacional.
No seu percurso, o agrupamento musical conquistou diversos prémios, incluindo o de Melhor Grupo de Música Moderna/Tradicional na edição de 2020 dos Prémios Globo Zap.