As Gingas do Maculusso, um dos agrupamentos musicais femininos com maior notoriedade na história da música nacional, voltam a estar em acção, desta vez para um festival que vai enaltecer a música e as danças angolanas na capital portuguesa, Lisboa.
O conjunto, que agora é formado apenas por três integrantes, Celma Miguel, Gersy Pegado e Georgina Stela, é uma das grandes novidades para mais uma edição do Festival das Danças Angolanas, a acontecer de 25 a 28 de abril, no Mercado da Ribeira, em Lisboa.
Neste evento, que visa celebrar e exaltar as músicas e danças angolanas, a diáspora vai poder relembrar e dançar ao som de músicas como “filha de áfrica” , “fuba”, “canta não chora” e outros que fazem parte do repertório deste conjunto que já conta com 40 anos de existência.
Em entrevista ao site Batumen, o conjunto comandado por Rosa Roque falou sobre como surgiu o convite para o festival em Portugal, assim como o estado actual do grupo.
Durante a conversa com Georgina Stela e Gersy Pegado, as meninas do Maculusso avançaram que o convite surge em tempo oportuno e que o mesmo representa a forma como o conjunto continua a ser lembrado e apreciado pelo público, dentro e fora de Angola.
“Sermos nós as escolhidas para estar nesse palco, deste festival, é sem sombra de dúvidas uma grande honra. Vai ser um encontro maravilhoso porque não há um sentimento de angolanidade mais puro do que aquele que está nas pessoas que estão fora dela.
Então, levar para essas pessoas a nossa música, a nossa forma de estar, a nossa essência, a nossa cultura é para nós muito gratificante”, disse Gersy.
Além das meninas de Rosa Roque, vão também participar do festival outros artistas angolanos como Puto Português, Pai Profeta, acompanhados dos DJs Dias Rodrigues, Hapitula e Dibiel.
Tido como um dos grandes eventos culturais da comunidade angolana em Portugal, o festival das Danças Angolanas acontece nos dias 26, 27 e 28 de Abril, em Lisboa.