Quadro da então secretaria de Estado da Cultura, Gabriela Antunes desempenhou diversas funções de relevo e desenvolveu diversas iniciativas nessa área, o que lhe valeu a atribuição, em 1999, do prémio da Fundação Casa da Cultura de Língua Portuguesa
No início desta semana, a escritora, académica e pedagoga, Gabriel Maria Gabriela Cardoso da Silva Antunes, “Gabriela Antunes”, completou 19 anos desde que faleceu.
E, ontem, a académica, tida como uma das figura de consenso da sociedade angolana, foi uma das condecoradas pelo Presidente da República, a título póstumo, com o grau Ordem do Mérito Civil, 1.º Grau.
A condecoração da escritora gerou reações positivas consensuais por parte de muitas figuras que consigo cruzaram, entre académicos, jornalistas e escritores.
Personalidade singular e respeitada da escrita, no segmento da literatura infantil, Gabriela Antunes faleceu a 3 de Abril de 2004, um dia depois de o mundo assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, data instituída em 1967, por iniciativa do Conselho Internacional da Literatura Infantil (IBBY).
Quadro da então secretaria de Estado da Cultura, Gabriela Antunes desempenhou diversas funções de relevo e desenvolveu diversas iniciativas nessa área, o que lhe valeu a atribuição, em 1999, do prémio da Fundação Casa da Cultura de Língua Portuguesa.
Mas foi como professora que Gabriela Antunes mais se destacou.
Durante um longo período, coordenou e leccionou o curso médio de jornalismo no Instituto Karl Marx-Makarenko, que viria a dar lugar aos institutos médios de Economia (IMEL) e Industrial (IMIL) de Luanda.
Outras figuras Para além de Gabriela Antunes, O Presidente da República, João Lourenço, condecorou outras personalidades que lutaram pela independência nacional, paz, democracia e reconciliação.
Dentre várias personalidades constam Nadir Tati, Nair Almeida, Orquestra Kaposoka, Tiago Francisco Neto, Virgínia Scoizzato “Irmã Rosália”, Cornélio Caley, José Mateus Vieira da Graça “Luandino Vieira, Roberto António Victor Francisco de Almeida “Jofre Rocha”, Rui Alberto Vieira Dias Rodrigues Mingas e União dos Escritores Angolanos.
Constam ainda da vasta lista no segmento cultural, Boaventura da Silva Cardoso, Amadeu Amorim, André Mingas, Rosa Cruz e Silva, Álvaro Cardoso, António Sebastião Vicente “Santocas”, Associação Tchiweka de Documentação, Carlos Fernandes Burity Gaspar , Matias Damásio, Ruy Duarte de Carvalho e Virgílio Coelho.