Os músicos Gabriel Tchiema e Santos Católica, duas grandes figuras da ‘tchianda’, estilo musical referencial da música do Leste e das culturas Lunda e Cokwe, animaram o público com suas performances na primeira edição do projecto cultural “Reunião Familiar”, realizado no último Sábado, 09, no espaço Prova d ‘Arte, no Miramar, em Luanda.
No concerto, que iniciou por volta das 15 horas, os artistas exaltaram o referido estilo musical, cantando e tocando com eloquência os ritmos suaves e contagiantes da tchianda que levaram o público ao delírio, num evento que reuniu entre 80 e 100 pessoas, naquele espaço do bairro Miramar.
Em palco, Tchiema e Santos brindaram os presentes com altas performances, desfilando suas sonoridades, profundidade melódica e ritmos peculiares que estimulam os ouvidos e a mente de quem os apreciava.
Às vezes de forma individual e noutras em dueto, os artistas cantaram temas dos seus vastos reportórios musicais e algumas interpretações de temas de autoria de outros artistas que consideram marcos do musical nacional.
O evento, segundo a organização, estava inserido no projecto de promoção da identidade cultural denominado “Reunião Familiar”, que tenciona, regularmente, reunir as pessoas, acompanhadas de suas famílias, num espaço com ambiente acolhedor para celebrar a tchianda, estilo elevado a Património Nacional Imaterial e género musical predominante na tradição Cokwe.
“Reunião Familiar” é uma iniciativa conjunta entre a Ngolo Media e a Prova d’Arte, com um conceito que explora concertos musicais, espécie ‘Muzonguê da Tradição’, que celebra a cultura de uma determinada região etnolinguística, com um cartaz protagonizado pelas referências obrigatórias da música dessa região.
Nesta que foi a sua primeira edição do evento, a organização buscou apresentar um conceito inspirado em festas de casamentos tradicionais, vulgos “pedidos” ou “alembamentos”, com matriz própria e muito conservadora.
Procurou ainda destacar aspectos muito particulares e visíveis da cultura Cokwe, em especial a gastronomia, os kitutes da terra, o vestuário, as bebidas e o próprio cenário decorativo que combinava com os ritmos e a sonoridade musical.