O evento tem por objectivo principal reunir as famílias, diversificar os ritmos da capital do país e, também, incutir às crianças, jovens e adultos o gosto pelas raízes e tradições nacionais.
A Tchianda é um estilo musical e, ao mesmo tempo, dança de origem cultural Lunda-Cokwe. A mesma é típica da região leste, que inclui as províncias do Moxico, as Lundas Norte e Sul.
Segundo o director do projecto, João Rodrigues, este evento é inspirado nas festas familiares, como de casamento, alembamento, por se tratar de encontros que carecem de uma certa preparação.
João Rodrigues disse que a iniciativa, que será apresentada trimestralmente, vai trazer nas várias edições uma região etnolinguística cultural do país de forma propositada, uma vez que se está a celebrar a elevação da Tchianda como Património Cultural Imaterial Nacional.
O responsável realçou que a escolha dos artistas em cartaz teve em conta o trabalho que desenvolvem, uma vez que os mesmos são grandes expoentes da música da região leste do país. Lembrou que Tchiema é conhecido como embaixador da Tchianda, enquanto Santos Católica músico conhecido como um dos mais firmes vigoroso e pesquisadores deste estilo musical e dançante.
“O encontro é para toda família. É de nosso interesse também que na actividade tenha crianças para começarmos a incutir já, desde a tenra idade, o gosto pelas nossas raízes, propriamente a música, ritmos, cultura, entre outros”, disse.
Quanto às próximas edições, realçou que também poderá seguir a mesma matriz, na busca e descoberta de outros grupos etnolinguísticos, sem avançar detalhes sobre os convidados que possivelmente poderão animar o encontro.
Sobre a Tchianda
Tchianda é um estilo musical e dançante, de origem cultural Lunda-Cokwe. A região de Angola que reflecte maioritariamente esta cultura é o território hoje ocupado pelas províncias do Moxico e das Lundas Norte e Sul. É também uma dança que reflecte a cultura de alguns países vizinhos, como a República Democrática do Congo e a Zâmbia.