Para a capacitação dos artistas em termos de criação e inovação é realizado o Fórum sobre “Percussão Criativa”, na Quinta-feira, 14, na Casa de Cultura do Rangel ‘Njinga A Mbande’, às 17 horas, coordenado pela percussionista Odeth Cassilva, em Luanda
Neste encontro, para falar do assunto assim como fazer algumas ilustrações foram convidados o professor Lito Graça que vai abordar sobre a Bateria, o mestre Jorge Mulumba com a Dicanza (o famoso reco-reco), e o professor Txitxi Ngangula que vai falar do Ngoma.
Odeth Cassilva explicou que o encontro, também designado como “Cultural Road Show”, vai destacar desde a dinâmica de execução de diversos estilos, com destaque para os ritmos nacionais, dirigidos pelos artistas tidos como conhecedores da matéria.
Avançou ainda que o fórum terá como palco as demais províncias do país.
“Os artistas convidados são tidos como bibliotecas vivas na música nacional. Este encontro será um momento histórico para nós, por poder ter essa partilha de conhecimento com estes mais velhos.
Será uma mais-valia, pois o país precisa de eventos culturais do gênero, algo rotativo, constante”, disse. Questionado sobre a iniciativa, Cassilva destaca que a ideia do fórum surgiu da necessidade de expansão do conhecimento sobre percussão criativa a nível nacional, com maior ênfase na atracção do gênero Feminino.
Ou seja, atrair mais mulheres para o mundo artístico. Neste encontro, Jorge Mulumba, que vai falar e manejar a Dicanza, disse ser um evento promissor, por poder permitir a passagem de testemunho aos apreciadores de artes, tanto os amadores como os profissionais.
“Odeth Cassilva fez formação à percussão na obra dela. E hoje, então, ela não guarda o que aprendeu. Tem estado a dar o seu máximo para a divulgação do seu trabalho.
Então, são projectos como este que uma sociedade artística precisa para poder fincar-se culturalmente”, aferiu.