Sambizanga, o segundo filme de Sarah Maldoror, com argumento de Mário Pinto de Andrade, se passa em 1961, retrata o início da luta pela independência de Angola: narra a história de um casal jovem e muito feliz, cujo marido trabalha para uma rede clandestina de resistência.
Um dia, este é preso e sua esposa vai procurá-lo. Segundo o curador do projecto, André Gomes, nesta sessão, em particular, a escolha do filme está relacionado com o peso histórico-político de Sambizanga, uma das primeiras adaptações, senão a primeira, do livro de um escritor angolano, no caso, o escritor José Luandino Vieira.
“Trata-se da segunda sessão do projecto Cinéfilos & Literatus, na programação oficial do festival ‘‘O futuro já era’’, do Goethe-Institut Angola. Na primeira sessão, exibimos o filme ‘Vou Mudar a Cozinha’, uma adaptação cinematográfica do conto de Ondjaki e sendo o próprio Ondjaki o realizador do filme”, mencionou.
Como tem sido habitual, a sessão é seguida de uma conversa em torno do filme, desta vez sobre “Literatura angolana no contexto das adaptações cinematográficas”.
A mesa de conversa está composta por José Luís Mendonça (escritor), Lourenço Mussango (escritor e editor), Ery Claver (cineasta) e Edmira Cariango (ensaísta e crítica literária) na moderação.
Quanto aos momentos de conversa, Gomes disse serem necessárias e instigantes dentro daquilo que se pretende a cada sessão, que é de trazer novos olhares sobre o livro e filme exibidos.
Referiu que o evento visa, igualmente, celebrar os dois anos de existência do projecto, assinalado a 24 de Junho. “E, ao celebrar o segundo ano do projecto Cinéfilos & Literatus, a curadoria temática corresponde a um dos objectivos fulcrais do projecto, que é de levar clássicos e não só da literatura angolana para o cinema”, frisou.
Sobre os próximos trabalhos, o curador avançou que está a trabalhar nas sessões especiais do Cinéfilos & Literatus em parceria com a embaixada norte-americana (Espaços Americanos), bem como nas sessões do Cine Verde, onde pretende levar a segunda edição do Ciclo de Cinema e Educação Ambiental noutras artérias do país.
Objectivos
Cinéfilos & Literatus é um projecto artístico-cultural e social sem fins lucrativos que consiste na projecção de filmes adaptados de obras literárias nacionais e internacionais, seguido de um debate crítico sobre o filme e livro.
O projecto possui vários objectivos, dentre os quais incentivar iniciativas cinematográficas em torno de clássicos (e não só) da literatura angolana, assim como instigar a cultura de leitura e a paixão pela literatura por meio.