Na edição 2024, o festival distinguiu Tadisi Baruch como Melhor Realizador de longa-metragem, Marta Tomás como Melhor Actriz e Tekasala Bousoudia e António Gunosco partilharam o Prémio de Melhor Direcção de Fotografia.
A gala de premiações do Festival Português de Cinema Independente, que vai na sua primeira edição, terá lugar em Lisboa, no dia 4 de Fevereiro de 2025. De realçar que a longa-metragem “Por Jade” foi um dos filmes distinguidos na final de gala do Tony Curtis International Film Festival, realizado em Setembro, na cidade de Mátészalka, na Hungria, que contou com a participação de 17 países.
Naquele evento, “Por Jade” ganhou a categoria de Melhor Apreciação do Público. Ainda entre as conquistas, o filme “Por Jade” foi a longa-metragem vencedora da terceira edição do Festival Unitel Angola Move, cuja gala foi realizada em Outubro do ano passado, em Luanda.
Em Dezembro do ano passado, o filme estreou-se no panorama cinematográfico internacional na sala de cinema “Lês 7 Batigonolles”, em Paris, França. Numa organização do Movimento do Cinema de Angola (MOCA), em parceria com o realizador do filme, a estreia internacional contou com o elenco de actores e membros da equipa de produção.
Filmada em 2022, em Luanda, concretamente no bairro Mártires de Kifangondo, e na província do Namibe, concretamente na cidade do Tômbwa, no deserto, o filme traz uma história contagiante de um jovem mulher que luta contra todas as barreiras e adversidades para se impor e ver realizados os seus sonhos, numa sociedade manchada de preconceitos e estigmas contra as mulheres.
O elenco traz rostos conhecidos como o actor Aureliano Quaresma, que passou toda a sua experiência de décadas de actuação aos mais novos do elenco.