A estreia do projecto “Cine Clube” tem estreia marcada nesta Sexta-feira, 01 de Setembro, com a exibição do filme “A fúria de Kalawenda”, do realizador angolano, Funzula Eduardo, a partir das 18 horas, na Casa da Cultura no Rangel, em Luanda
O projecto direccionado aos jovens, segundo o realizador, tem como principal objectivo viabilizar o talento musical e cinematográfico angolano, uma forma de apresentar ao público espectador uma parte importante da identidade cultural nacional.
“O Cine Clube poderá oferecer aos munícipes da região, uma plataforma para a exibição de filmes, independentes e alternativos, o que acredito ser um diferencial, já que normalmente não são exibidos nos cinemas comerciais”, proferiu.
A iniciativa de carácter semanal será realizada às Sextas-feiras, e contará com duas exibições de filmes num só dia, através de uma parceria do cineasta com a Casa da Cultura Rangel, que vai proporcionar à comunidade local momentos para desfrutar da produção cinematográfica nacional.
Com sessões de filmes gratuitas ou a preços populares, o responsável explica que o Cine Clube vai permitir com que mais pessoas possam frequentar actividades culturais.
Deste modo, acredita que tenha impacto significativo na vida social e emocional da população.
Além das sessões de filmes acompanhadas de actividades culturais, o projecto vai ainda proporcionar espectáculos musicais e exposições de arte, para garantir uma oferta ampla e variada de entretenimento, capaz de atender as diversas faixas-etárias.
Com isso, almeja-se diversificar os interesses, promovendo o diálogo crítico, por forma a ampliar, oferecendo uma alternativa saudável de lazer.
Os temas que pretendem destacar nas exibições estão relacionados com assuntos actuais e relevantes para a comunidade, como a discriminação racial e o empoderamento feminino.
Outra meta importante deste projecto é atrair um público mais jovem para o cinema, ao mostrar performances musicais ao vivo e capturar a energia e a emoção do palco, o que poderá inspirar a próxima geração de cineastas e músicos, bem como despertar o interesse pela sétima arte.
Expansão do projecto pelo país
A primeira expansão do projecto acontece juntamente com a equipa do projecto “Cinema na Minha Banda”, que é responsável pelo Cine Clube, que está a trabalhar em parceria com a organização local, a fim de levar os filmes às outras cidades.
Embora as actividades cinematográficas estejam a ganhar um espaço na sociedade angolana, para Eduardo, o projecto trará novidades significativas e contribuirá para a promoção do acesso à cultura de forma mais acessível e inclusiva.