O evento “Festas do Mar”, edição 2024, que decorre desde o dia 09 do mês em curso e vai até 07 de Abril próximo, na cidade de Moçâmedes, capital da província do Namibe, tem mostrado ao público local e visitantes as diversas potencialidades que aquela província apresenta para o sector da Arte e do Turismo.
Nesta edição, o maior evento de promoção artística, cultural, turística e também empresarial está a contar com mais de 130 expositores, entre empresas, artistas plásticos, gastronomia, indústria têxtil, pesca marítima, entre outros.
A edição deste ano decorre subordinada ao tema “Fortalecendo a Cultura, Dinamizando o Turismo Sustentável”, e conta com inúmeras atracções como zonas de entretenimento infantil-juvenil, palcos de música, artes marciais, área gastronómica, exposição agrícola, entre outros.
Neste ano, as Festas do Mar começaram com a celebração de uma missa de acção de graças na Marginal de Moçâmedes, presidida pelo vigário-geral padre João Baptista, em representação do bispo da Diocese do Namibe, por Dom Dionísio Hisilenapo.
Não obstante a isso, coube ao governador daquela província, Archer Mangueira, proferir o discurso de abertura e corte da fita que marcam o arranque das festividades que mostram à Angola inteira e aos turistas estrangeiros as inúmeras riquezas culturais e artística que aquela conhecida como “Terra da felicidade” tem para oferecer a quem a visita e sobretudo decide investir nela.
Recorde-se que as festividades vão durar perto de trinta dias, contando com actividades multidisciplinares desde desporto, atletismo, artes macias, dança, música, artes plásticas, artesanato, literatura, pescas, educação, cidadania, e muitas.