Para celebrar o dia nacional da Paz, que se assinala já nesta Terça-feira, 04, vários humoristas decidiram juntar-se para proporcionar noites consecutivas de ‘Show de Humor’ e ‘Stand Up Comedy’ num evento denominado ‘FestHuPaz’.
A decorrer na LAASP, ex-Liga Africana, actual Liga Angolana de Amizade e Solidariedade com os Povos, em Luanda, o evento, que vai na sua primeira edição, é uma iniciativa do humorista e actor Osvaldo Moreira, e visa juntar vários humoristas, entre conceituados e nova geração, de modos a celebrar as festividades da Paz com espectáculos de ‘Stand Up Comedy’.
Segundo o organizador, para além de se celebrar o dia nacional da paz, o evento serve, igualmente, para massificar a arte do humor ao nível nacional, bem como promover os artistas da nova geração, cujos trabalhos e talentos não têm tido visibilidades.
“Nós achamos que, num momento que estamos a nos preparar para celebrar o dia da paz e visto que a gente vive com tantos problemas a nível do país, é fundamental que possamos também dar o nosso contributo na massificação do humor”, disse o responsável, acrescentando que “Há muito poucos festivais de humor a nível nacional e como se pode constatar, hoje o humor está em alta”.
Osvaldo Moreira sublinhou que o evento serve também para consciencializar o público que lá estiver presente sobre os ganhos e benefícios que a paz nos tem proporcionado e a necessidade de se preservar este bem precioso para a nação.
“Por tanto, o principal objectivo é este: a comemoração da paz e a massificação do humor”, reiterou. Segundo o mesmo, o ‘FestHuPaz’, que conta com a participação de 14 humoristas, arrancou no dia 30 de Março e encerra no dia 04 de Abril, data em que se assinala o dia da Nacional Paz, com os humorista Artur Pop e Imperador a fecharem a noite.
Do leque de artistas convidados a brindarem o evento, destacamse os humoristas Agente Formiga, Yapa-Pi, Tiago Costa, Diogo Manuel, Orlando Kapata, Nanter, Chocolate em Pó, Wazemba, Fraldas e os já referenciados Artur Pop e Imperador.
Convidado a actuar na noite de 31 de Março, Diogo Manuel mostrou-se entusiasmado por fazer parte do evento, reiterando que a sua selecção é um indicador de que o seu trabalho tem merecido atenção do público e apreciadores da arte de humor.
“Eu, geralmente, faço um ‘stand up comedy’ livre de censura, mais característico de abordar situações de famílias, vivências do bairro e do nosso dia-a-dia… Então é um momento especial”, disse o artista que tem agendado para Julho do corrente ano o lançamento de um novo ‘solo’.
Já o humorista Tiago Costa, que entrou em palco no dia 01 de Abril, avançou a este jornal que prevê afastar-se por um tempo do humor para apostar no empreendedorismo cultural.
“Em 2023 quero muito tornarme num empresário no mundo artístico.
Por esta razão entreguei a gestão da plataforma que eu administrava precisamente para eu me dedicar a outras coisas”, adiantou.
Característico por abordar temáticas políticas e sociais nas suas apresentações, Tiago Costa afirma ter uma visão muito próspera para a indústria cultural angolana, em particular na área de humor e stand up comedy, razão pela qual abraçou o desafio de criar uma plataforma de promoção artística denominada “Gozaqui”.
“A ideia inicial, eu quero acreditar, foi criar ou fazer parte de uma boa estrutura de indústria [artística] ”, salientou.