Os músicos farão um dueto com as crianças dos corais infantis convidados para o festival, propiciando uma passagem de experiência aos futuros e promissores artistas gospel, assim como estimular a paixão pelas artes (em particular a música) no seio dos mais novos, como forma de celebrar o mês delas.
Segundo a coordenadora do festival, Ruth Alberto, nesta edição o objectivo é promover o talento artístico das crianças, estimulálas positivamente a acreditarem no seu potencial e darem “vida” aos seus sonhos no universo musical gospel.
Com a possibilidade de partilhar o palco com artistas que admiram e muitas delas têm alguns como seus ídolos musicais, a organização acredita que os pequeninos terão um estímulo irresistível para continuar a se focar nos seus sonhos e poder lapidar as suas habilidades, sendo que estes artistas, além de cantar com elas, deverão passar conhecimentos, técnicas e acima de tudo palavras de incentivo aos pequenotes.
A iniciativa, explica a coordenadora, enquadra-se nos objectivos fundamentais do festival que visa promover actividades educativas que estimulem o aprendizado, a criatividade e a resolução dos problemas que as crianças enfrentam no seu dia-a-dia, tendo a música como a principal ferramenta.
Corais infantis convidados
De acordo com a organização, nesta que é a sua segunda edição, o festival contará com a presença de vários corais infantis, alguns dos quais já estiverem presentes na edição anterior e outros farão a sua estreia. Entre os corais convidados destacam-se nomes como coral Siyahamba, Jovens Cantores do Corpo de São Paulo, Jovens Cantores do Corpo de Corimba, Banda Messias, Coral Sandjuka Kids, Orquestra Infantil Filarmônica de Luanda, entre outros.
Projecto Renascer dos Sonhos
Ruth Alberto fez saber que o festival vai permitir o lançamento oficial de um projecto artístico filantrópico denominado “Renascer dos Sonhos”, que tem como objectivo reunir condições necessárias para apoiar as crianças na realização dos seus sonhos ligados às artes.
“É um projecto onde as crianças vão mostrar os seus talentos ligados às artes, e poderemos então conhecê-las e acompanhá-las delicadamente a partir mesmo do dia do evento em que se fará o lançamento oficial”, explicou.
Adiantou que, além de duetos, os artistas convidados se tornaram automaticamente padrinhos do projecto e abraçaram o desafio de acompanhar, dentro das suas disponibilidades, os corais e impulsioná-los a não desistirem dos seus propósitos enquanto artistas com futuros promissores.
“Além dos artistas convidados, nós temos também a Gersy Pegado como madrinha do mesmo projecto”, reforçou a mentora do evento, estendendo o apelo a mais interessados que queiram apoiar a iniciativa.
Educação por meio das artes
Além da música, o festival procura impulsionar as crianças a ganharem domínio de outras artes, como literatura, poesia, pintura, artes criativas, entre outras, todas com o objectivo de proporcionar um ambiente diversificado de conteúdos e ferramentas educativas.