Feiras, espectáculos de teatro, poesia, dança, música, workshop, conferências, actividades infantis serão incluídas nos dois dias do evento, com a participação de artesãos e costureiros e a presença do poeta Bel Neto, Gino Sacramento, Zola Ramos e outros.
O encontro, que marca o encerramento das actividades realizadas pelo Lev’Art ao longo deste ano, visa divulgar a poesia entre os cidadãos, incentivar o gosto pela leitura, moldar o comportamento dos cidadãos através da arte.
O responsável de comunicação, António Sabino, disse que este ano, diferente das outras edições, onde tiveram em destaque um lema e procedido homenagens, pretendem apenas celebrar a arte, a literatura, a cultura de modo geral.
“Este ano, não teremos uma figura que vamos homenagear, mas pretendemos celebrar a literatura e a cultura nacional”, disse o também responsável da área de marketing em conversa com este jornal.
António Sabino disse que as conferências vão estar voltadas aos temas ligados à educação, literatura e artes, assim como outros projectos que visam a interacção entre escritores e leitores, para reflectir o valor social da literatura.
No que diz respeito às artes, vai ser feita uma análise sobre a actual realidade, desde a poesia, música, dança e teatro, por formas a compreender os vários problemas que possam permitir encontrar soluções/melhorias.
“Vai ser uma feira de cultura e artes, onde teremos a exposição de livros. Todos os anos realizamos o festival. Esta é a única feira a nível local que se preocupa com as letras, com a cultura, com as artes, no geral. É um festival que decorre com certa regularidade, em Luanda. Pelo facto, deve ser um exemplo a seguir, uma vez que tem tido grande impacto social”, realçou.
A par da promoção da literatura e da leitura, o evento visa ainda celebrar os seus 18 anos de existência. O festival vai encerrar com o concerto musical que vai servir para celebrar mais um aniversário do Movimento Literário Lev’Art, fundado em 2006, em Luanda, com o propósito de incentivar a criatividade artística, o gosto pela leitura e contribuir para a humanização do comportamento das pessoas através da arte.
Participação do público
O responsável apela à sociedade em geral no sentido de participarem no evento, por considerar relevante para os cidadãos das várias faixa-etárias, que possam ter contacto com a nossa cultura, inclusive a literatura.
De igual modo, os participantes contribuirão para o engrandecimento da biblioteca da organização, com a doação de um livro, uma acção que vai permitir a realização de actividade de leitura porta a porta nos vários pontos da cidade capital.
O Movimento Lev’Arte
O Lev’Arte, fundado a 20 de Julho de 2006, é um movimento cultural de âmbito nacional, criado por tempo indeterminado, com sede na província de Luanda e núcleos espalhados um pouco por todo país.
Preocupados com o incentivo à leitura, realizam diversos eventos, tais como “Poesia eu vivo”, “Poesia à volta da fogueira” e ‘‘Conferência de Literatura’’. No âmbito da criação literária, o Lev’Arte apresenta-se como um grupo heterogéneo. Heterogeneidade presente na antologia ‘‘Palavras’’ e na divergência estética entre os seus cultores individuais que já publicaram.