A presente edição do Festival Nacional de Jazz, “Angojazz,” que arrancou, no início desta semana, no Palácio de Ferro, vai juntar, para além de dezenas de músicos, vá- rios artistas plásticos e artesãos
Durante uma semana, de 10 a 16 do corrente, mais de 65 artistas, de diferentes áreas, vão pisar o palco do Palácio de Ferro e outros poderão expor os seus trabalhos no pátio da instituição, numa feira artesanal que se fará acompanhar ao festival que visa promover o Jazz nacional.
De acordo com Anita Silva, membro da organização, o evento, que tem a periodicidade trimestral ou semestral, dependendo da disponibilidade dos artistas, tem por objectivo enaltecer os fazedores do Jazz nacional e dar oportunidade a novos talentos deste estilo musical clássico.
“Nesta edição temos workshop sobre Jazz, música e feira onde alguns artistas plásticos e artesãos vão poder expor os seus trabalhos”, avançou. Os três primeiros dias, explicou, estão reservados para os workshops com o tema “O percurso da música Jazz”, que acontecem entre as 17h e as 19h, com professores nacionais e estrangeiros, com destaque para os músicos nacionais Dodó Miranda, Filipe Mukenga, Hugo Bass, o pintor Guilherme Mampuya entre outros. O saxofonista belga, Julien Hucq, o percussionista brasileiro, Landão Jessé e a percussionista e artista plástica norte americana, Ryan Daniels, constituem igual- mente o corpo docente internacional.
Actuações Já os dias seguintes, de 14 a 16, os artistas entram em palco para os concertos de Jazz, que vão começar a partir das 18horas, como avança a fonte. “O festival vai albergar vários artistas de Jazz entre nacionais e internacionais. Estes vão fazer as suas apresentações, sendo que, alguns a solo e outros com banda”, explicou.
Segundo o programa do evento, o último dia está reservado para um ‘megaconcerto’ e múltiplas atracções, com a banda Angojazz, promotora do evento, a entrar em cena. Na mesma noite irão subir ao palco as bandas Brass Band CCB Corimba, Os Peregrinos, Tuapandula Singers, Trio Convergente, Diana Kabango, Jay Lourenzo, Melvi Lumbungululo entre outras.
Sobre o evento
A última edição do Angojazz Festival-Concerto Internacional aconteceu em Dezembro do ano passado, no Hotel Fórum, na baixa de Luanda, e marcou a inauguração de uma exposição plástica do artista Miguel Buete.
Percurso da banda Angojazz
Fundada a 24 de Maio de 2019, a banda foi criada com o objectivo de inverter a carga elitista do jazz e promover o estilo em Angola. Nas suas actuações, a banda ‘AngoJazz’ apresenta um repertório que reflecte a cultura angolana do tradicional ao moderno, interpretando clássico de jazz com influências de kilapanga, semba e tchianda. O grupo é composto por 10 elementos, nomeadamente Dimbo Makiesse (pianista), King Jaime (baixo eléctrico), Paulo Jazz (guitarrista solo), Jack Nsaka e Jesus Baptista (bateristas), Omar Gross (tambores), Benz Jazz (trompete), Banilson Gama (flauta) e Lukeny( saxofone).
POR: Bernardo Pires