Está aberto, desde ontem, até ao dia 3 de Novembro o evento Viana Cinefest, que é o Festival de Cinema ao ar livre na Vila de Viana, no município com o mesmo nome, segundo uma nota de imprensa a que OPAÍS teve acesso.
Segundo o documento, o Viana Cinefest é um festival de cinema ao ar livre que se tem destacado pela promoção do cinema angolano e internacional, onde passam filmes de vários actores locais e estrangeiros.
Organizado pela produtora SedFilmes e co-produzido pela direcção do Turismo e Cultura de Viana, o evento, conforme a nota, visa estimular o cinema africano e promover a arte no município de Viana.
Para esta edição, em que são esperados centenas de jovens residentes no município de Viana e não só, o Viana Cinefest vai prestar tributo e homenagem ao produtor nacional Mawete Paciência, pela sua notável contribuição ao cinema angolano.
O festival é aberto a todas as idades e traz uma programação diversificada, com workshops, palestras, cinemas e debates. Nesta edição, com apoio da Alliance Française de Luanda e o Institut Français, terá ainda “Especial Cinema Francófono”.
O homenageado
Mawete Paciência Kiama, ou simplesmente Mawete Paciência, nasceu em 1981, no Cazenga, em Luanda, e entrou para o mundo das artes com nove anos, através da música gospel. Mawete Paciência, produtor e realizador há mais de dez anos, pertence aos quadros da área de ficção da Televisão Pública de Angola.
Mawete Paciência abraçou o mundo do cinema em 2005. Tem actualmente no mercado vários filmes, dentre os quais Negligência Médica, Mistério de Anguita, O Resgate, Cicatrizes, Rastos de sangue e 20 videoclipes, além de participações com produção executiva, como na parceria Argentina e Angola em Los dioses de água.